quinta-feira, 28 de julho de 2011

Capotraste sempre

O capo onipresente!

Por gerações, foi o acessório mais útil para tocadores de violão e outros instrumentos com trastes.

Simplesmente um dispositivo para pressionar todas as cordas para baixo contra o braço rente ao fret para elevar a afinação do instrumento, o capo vem em uma variedade de estilos de puro e simples a elegante e sofisticado.

Na sua forma simples, o capotraste é apenas uma barra preenchido com uma cinta elástica para aplicar a tensão:


Este tipo de capo tem sido o mais usado simples e barato por muitas décadas. Se você está propenso a perder as coisas, ou apenas começando a tocar violão, é uma escolha lógica.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Redução da ação na ponte do Ukulele

Muitos, se não a maioria, "vintage" ukuleles parecem ter sido feitos com o rastilho bastante baixo, o que pode se fazer para diminuir a ação na ponte é um pouco de esculpimento. Se a ponte é espessa o suficiente, é possível e razoável para ramover cerca de 1 cm fora do alto da ponte a fim de reduzir o cavalete na mesma quantidade. A questão principal é a certeza de que a estrutura remanescente da ponte é forte o suficiente para ancorar firmemente as cordas.

Eu estou trabalhando em um "estilo 1" Martin ukulele que tem uma ponte grossa agradável com rastilho muito pequeno acima da superfície, e meu objetivo será o de diminuir a ação para apenas 0,3 cm.

Primeiro, vou usar algumas das fitas que fabricante do sinal super baixo tack de transferência para proteger a superfície circundante:


Eu não estou terrivelmente preocupado em proteger a parte superior do deslizamento de uma ferramenta, porque eu tenho um avião bom afiada e uma mão razoavelmente estável. Mas, eu vou estar usando uma lixa mais tarde no trabalho, e é muito fácil de arrastar um pedaço do outro lado da superfície acabada causando arranhões leves, mas desagradável um pouco.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Reduzindo a ação das cordas no rastilho


Tão baixo quanto possível, mas sem zumbido ou trastejamento.

Esse é o pedido geral da maioria de nós músicos, que realmente não quero estar a tocar na ação mais dura do que o necessário para esmagar as cordas para baixo dos trastes. Afinal, estamos repetindo as manobras da mão esquerda, uma e outra, às vezes horas de cada vez. Alguns milímetros a mais pode significar a diferença entre sucesso e a tendinite.

Um dos maiores problemas na criação de seu violão é que não há medidas muito concretas. Claro, existem padrões de fábrica, mas aqueles que não podem levar em conta que nós todos diferimos em nossas necessidades. A maneira como você segurar uma picareta, o volume em que você joga, a escala de comprimento, o indicador de cordas, e muitos outros fatores influenciam o desempenho do seu violão. Assim, pelo menos até certo ponto, seria vantajoso se você pudesse fazer os ajustes em ação por sua conta mesmo, se então você não teria que levar seu violão até a loja para as pequenas mudanças incrementais.

Nos últimos anos, tem havido tentativas de produzir uma ponte ajustável, mas esses esforços têm sempre resultou em um som menos do que satisfatória. A mais memorável delas foram feitas por Gibson:


Enquanto a maioria das pontes ajustáveis ​​não eram tão desajeitado como este ponte Dove Tune-A-Matic, todos eles tem tom prejudicada mais do que estavam dispostos a tolerar. Tanto para ajustes user-friendly ação.

Mas, se você estiver forte de coração e em todos os mecanicamente inclinado, você pode fazer alguns ajustes de sua própria ação, sem entrar em muitos problemas. Se seu violão tem um captador com um elemento sob o rastilho, você pode querer reconsiderar fazer seus próprios ajustes. É relativamente fácil de estragar o contato do rastilho com o captador e / ou danificar o próprio elemento.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Afinações alternativas para Violão e Guitarra

Richard Ebbs publicou uma pesquisa de afinações alternativas para violão ou guitarra na seqüência 6ª a 1ª EADGBE (Mi Lá Ré Sol Si Mi) apresentando exemplos de acordes e proposta de aplicação. Obviamente haverá inúmeros acordes possíveis, mas a diversão está em encontrá-los! Os acordes tradicionais terão outro resultado sonoro e isso será um estímulo a sua criatividade. Concentre-se nos sons e naquilo que eles evocam. Bom divertimento...

 

Afinação: DADGBE (Ré Lá Ré Sol Si Mi)
Usado por: Ry Cooder, John Renbourn e outros
Aplicação: dá um baixo mais grave para as canções em Ré
Exemplo de acorde:
1ª corda 2ª casa
2ª corda 3ª casa
3ª corda 2ª casa
(as demais abertas)


Afinação: DADGBD (Ré Lá Ré Sol Si Ré)
Usado por: Bert Jansch, Roy Harper, e muitos outros
Aplicação: canções em estilo Folk
Exemplo de acorde:
2ª corda 3ª casa
3ª corda 2ª casa
(as demais abertas)


Afinação: DADGAD (Ré Lá Ré Sol Lá Ré)
Usado por: Davy Graham e outros guitarristas de folk
Aplicação: explorando as cordas 6, 5, e 3 criam-se acordes usados em folk com violino e mandolin
Exemplo de acorde:
5ª corda 2ª casa
6ª corda 2ª casa
(as demais abertas)


Afinação: DADF#AD (Ré Lá Ré Fá# Lá Ré)
Usado por: Bert Jansch, John Martyn, Robin Williamson, Missisipi John Hurt
Aplicação: usada extensivamente em Blues, mas também aplicável em canções romanticas
Exemplo de acorde:
3ª corda 8ª casa
5ª corda 9ª casa
6ª corda 9ª casa
(as demais abertas)


Afinação: DGDF#AD (Ré Sol Ré Fá# Lá Ré)
Usado por: Davy Graham e vários artistas de Blues
Aplicação: o G (Sol) na 5ª corda permite maior sonoridade e opção para acordes em Sol
Exemplo de acorde:
5ª corda 2ª casa
(as demais abertas)


Afinação: DGDGGD (Ré Sol Ré Sol Sol  Ré)
Usado por: Richard Ebbs
Aplicação: explorar a 2ª corda aberta como constante nos acordes
Exemplo de acorde:
4ª corda 4ª casa
5ª corda 4ª casa
6ª corda 2ª casa
(as demais abertas)


Afinação: DBDF#BD (Ré Si Ré Fá# Si Ré)
Usado por: Richard Ebbs
Aplicação: sonoridade para modo menor
Exemplo de acorde:
2ª corda 2ª casa
3ª corda 5ª casa
4ª corda 4ª casa
(as demais abertas)


Afinação: CGDGCD (Do Sol Ré Sol Do Ré)
Usado por: Richard Ebbs
Aplicação: sonoridade interessante com muito potencial
Exemplo de acorde:
1ª corda 10ª casa
4ª corda 10ª casa
5ª corda 9ª casa
6ª corda 9ª casa
(as demais abertas)


Afinação: CGCGCE (Do Sol Do Sol Do Mi)
Usado por: John Martyn
Exemplo de acorde:
4ª corda 5ª casa
5ª corda 2ª casa
6ª corda 5ª casa
(as demais abertas)


Afinação: FGDGG#Eb (Fá Sol Ré Sol Sol# Mib)
ou todas as cordas ½ tom abaixo

Afinação: EG#C#F#GD (Mí Sol# Dó# Fá# Sol Ré)

Usado por: Richard Ebbs
Aplicação: imitação de Sítara para sons semelhantes a Ravi Shankar e outros artistas do Oriente Médio
Exemplo de acorde:
1ª corda 12ª casa (harmônico)
2ª corda 12ª casa (harmônico)
3ª corda 12ª casa (harmônico)
4ª corda 12ª casa (harmônico)
5ª corda 12ª casa (harmônico)
6ª corda 12ª casa (harmônico)


Afinação: F#ADGAC# (Fá# Lá Ré Sol Lá Do#)
Usado por: Richard Ebbs
Aplicação: outra sonoridade semelhante a Sítara, mas experimente tocar Mayonnaisse do Smashing Pumpkins
Exemplo de acorde:
3ª corda 2ª casa
4ª corda 2ª casa
6ª corda 3ª casa
(as demais abertas)


Afinação: DF#C#F#AE (Ré Fa# Do# Fa# Lá Mi)
Usado por: Richard Ebbs
Aplicação: experimente para tocar It's What You Do With What You've Got de Eddi Reader
Exemplo de acorde:
1ª corda 4ª casa
2ª corda 4ª casa
5ª corda 3ª casa
6ª corda 4ª casa
(as demais abertas)


Afinação: DADEAE (Ré Lá Ré Mi Lá Ré)
Usado por: Richard Ebbs
Semelhante à afinação usada por Dick Gaughan
Aplicação: explore as 4ªs e 5ªs
Exemplo de acorde:
3ª corda 2ª casa
(as demais abertas)


Afinação: EF#C#GBE (Mi Fa# Do# Sol Si Mi)
Usado por: Richard Ebbs
Aplicação: experimente tocar Freedom
Exemplo de acorde:
1ª corda 2ª casa
2ª corda 2ª casa
3ª corda 2ª casa
6ª corda 2ª casa
(as demais abertas)


Afinação: GBDGBD (Sol Si Ré Sol Si Ré)
Usado por: Led Zeppelin (será?)
Aplicação: experimente tocar Rain Song
Exemplo de acorde:
2ª corda 3ª casa
4ª corda 3ª casa
5ª corda 3ª casa
(as demais abertas)


Afinação: GGDGBD (Sol Sol Ré Sol Sí Ré)
Usado por: Pink Floyd


Afinação: EBDGAD (Mi Si Ré Sol Lá Ré)
Usado por: Crosby, Stills, Nash e Young 



Mais sobre afinações alternativas aqui


Eu preciso ter um  segundo violão para usar afinações alternativas?

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Conselhos sobre limpeza do instrumento

Você não pode tocar seu violão sem tocá-lo. E você não pode tocá-lo sem ficar pelo menos um pouco sujo. Se você tomar um pouco de tempo para fazer algumas "preventivas" de limpeza cada vez que você toca, você pode evitar uma série de problemas futuros.

Neste breve artigo, eu vou lidar com as coisas fáceis primeiro, e prossiga para mais drásticas de limpeza e polimento.

Nenhuma dúvida sobre isso, um pano de algodão macio é melhor para o polimento e limpeza do instrumento. Você pode obter uma flanela "pano de polimento de guitarra ou violão" de sua loja de música local e tenha certeza de que ele é seguro para uso em qualquer instrumento:


Uma velha camiseta de algodão 100% faz uma ferramenta de grande guitarra de limpeza, e quanto mais ele foi lavado a mais livre é a partir fiapos:


Melhor evitar limpá-lo com a área de impressão de camiseta. Algumas das tintas serigrafia são grossos o suficiente para arranhar um acabamento delicado.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Manual de instruções do afinador

Manual de Instruções Afinador/Equalizador 4 Bandas Linha TAGIMA Acoustic

Parabéns e obrigado por escolher os violões da TAGIMA.
Por favor, leia com atenção as instruções contidas neste manual para que possa
aproveitar todos os recursos de seu novo violão TAGIMA.
Guarde este manual para referência ou futuras consultas.

IMPORTANTE:

• Leia e siga todas as instruções de operação e uso contidas neste manual;

• Não use produtos químicos abrasivos, líquidos ou aerossol para limpeza. Use um pano macio e seco para esta atividade;

• Evite contato com água/líquidos em geral, ambientes úmidos, com poeira, exposição ao sol ou outras fontes geradoras de calor, pois os mesmos podem causar danos ao afinador/equalizador de 4 bandas do seu violão TAGIMA;

• Evite quedas, batidas e danos em geral;

• Não tente reparar o produto. Consulte sempre os técnicos/serviços autorizados da TAGIMA, evitando assim a perda da garantia;

• Produto sujeito a alterações de especificação sem aviso prévio do fornecedor.

TROCANDO A BATERIA DE ALIMENTAÇÃO:

Quando a luz indicadora de bateria fraca “BAT.LOW” acender é necessária a sua
substituição assim que possível.

A bateria fornecida pode ter a sua vida útil limitada, pois sua principal função é permitir o teste do instrumento.

1. Pressione as travas laterais do afinador/equalizador de 4 bandas e o remova com cuidado, pois há um cabo de conexão do equipamento com o sistema de captação;

2. Remova com cuidado a bateria localizada no compartimento na parte posterior do afinador/equalizador de 4 bandas;

3. Insira uma nova bateria alcalina de 9 V (volts);

•Certifique-se de que os pólos “+” e “-“ estão orientados corretamente durante a instalação da nova bateria. Vide selo com marcação do pólo “+” localizada no compartimento;
4. Reposicione o afinador/equalizador de 4 bandas de volta no compartimento até ouvir o “clique” das travas de fixação.

PAINEL DO AFINADOR/EQUALIZADOR DE 4 BANDAS:


COMO USAR O AFINADOR:

•Não há a necessidade de se conectar o violão ao amplificador/sistema de som para afiná-lo, pois o mesmo já está conectado ao captador do violão;

1. Aperte o botão “POWER” para ligar o afinador.
A freqüência de referência do afinador ( A central do piano ) “440 Hz” aparece no visor (centro parte superior), bem como o indicador automático de afinação “AUTO” (canto direito superior).
Para mudar a freqüência de referência do afinador, pressione o botão “PITCH” uma ou mais vezes até que a freqüência de referência desejada apareça no visor (433 Hz a 447 Hz);

• Toda vez que o afinador for ligado/desligado a freqüência padrão (440 Hz) é selecionada.

2. Toda vez que o afinador é ligado, o modo “AUTO” de afinação é acionado (padrão).
Neste modo, o número da corda e o nome da nota são mostrados automaticamente
(canto esquerdo superior);

•Após a troca das cordas do violão, é mais conveniente usar o modo “MANUAL” do afinador, pressionando o botão “NOTE” e assim selecionando o número e o nome da corda a ser afinada (7B → 6E → 5A → 4D → 3G → 2B → 1E). 7B é usado nos violões de 7 cordas.

• Para retornar ao modo “AUTO” pressione o botão “NOTE” sucessivas vezes até a palavra “AUTO” aparecer no visor ou desligue e ligue novamente o afinador (botão “POWER”).

3.Toque a corda do violão a ser afinada. O número e o nome da corda aparecem no canto esquerdo superior do visor. O ponteiro digital e as luzes de guia da afinação mostram o quanto a nota está longe da afinação correta;

4. Afine o instrumento até quando a luz verde acenda no centro do painel do afinador e o ponteiro digital esteja na posição central “0” (zero) e assim a corda estará então afinada. Se o indicador vermelho “b” acender, “subir” a afinação até que a luz verde central acenda. Se o indicador vermelho “#” acender, “descer” a afinação até que a luz verde central acenda;

• Cordas novas levam algum tempo para acomodar (tensão) e é normal neste instante ter que repassar a afinação várias vezes, não caracterizando assim mal funcionamento do afinador.

FUNÇÃO AUTO DESLIGAMENTO DO AFINADOR:

Após aproximadamente 10 minutos sem uso, o afinador desliga automaticamente com a finalidade de preservar a bateria. Aperte o botão “POWER” para ligá-lo novamente.

USO DO EQUALIZADOR DE 4 BANDAS DO VIOLÃO:

•Antes de plugar o cabo no violão (pino na lateral) certifique-se de que o botão
“VOLUME” está na posição “MIN.”

1. Quando o cabo é inserido na entrada no pino na lateral do violão, o indicador vermelho
“BAT. LOW” acende brevemente indicando que o equalizador está ligado;

• Quando ao usar o equalizador de 4 bandas “BAT.LOW” permanece aceso a bateria
tem que ser substituída assim que possível. Vide o item TROCANDO A BATERIA
DE ALIMENTAÇÃO neste manual.

2. Gire o botão “VOLUME” até obter o volume desejado;

3.Ajuste a equalização desejada através dos controles deslizantes localizados na painel de controle do equalizador. (BASS = Graves; MIDD. = Médios; TREB. = Agudos; PRES. = Presença);

4. Deslizando o controle no sentido do sinal “+” há incremento da freqüência selecionada.
Deslizando o controle no sentido do sinal “-“ há o corte da freqüência selecionada.

• Evite deixar o cabo conectado no violão quando o mesmo não estiver em uso,
evitando assim esgotar a carga da bateria.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Afinações alternativas


Eu preciso ter um  segundo violão para usar afinações alternativas?

Sim e não. Se, por exemplo, você tocar exclusivamente no DADGAD ou DGDGBD, então o violão irá realizar o seu melhor se configurado com esse ajuste em mente. Além do trabalho de ação mais óbvia, isso pode incluir a compensação e um ajuste especial na ponte e no rastilho para explicar o fato de que as cordas tendem a jogar mais acentuada até o pescoço, quando sua tensão é diminuída, o passo é cair se soltando, especialmente a seqüência de sexta.

Se você está constantemente mudando as afinações, então o melhor que pode esperar é uma espécie de meio termo, onde a ação pode se sentir um pouco dura nas afinações mais altas e você pode ter um pouco de um zumbido na mais baixa. Mesmo para a entonação, porque a compensação na ponte não pode ser alterada em tempo real.

Para a maioria dos músicos, afinações alternativas de trabalho soa bem no mesmo violão usado para a afinação padrão. Apenas atente para rompimento da cordas no momento da reafinação, se elas estouram muito considere a opção de um segundo violão para afinação alternativa. Pois cada instrumento reage de maneira diferente a questão do aperto e  desaperto das cordas.

sábado, 2 de julho de 2011

Trocando as cordas do baixo

Para uma troca de cordas, são necessários uma chave de tarraxa, um alicate de corte e o jogo de chaves "L" ou de fenda pequenas.


Afine o baixo para mante-lo na tensão habitual. Retire a corda Mi, substitua pela nova e a afine. Prossiga da mesma forma com todas as outras cordas.

Pra começar, o empenamento ocorre porque há uma tensão no braço exercida pelo tirante que puxa o braço para trás, enquanto as cordas exercem uma força que deve ser proporcionalmente inversa (para frente), mas quando se tiram todas as cordas ao mesmo tempo, a tensão para trás se torna muito grande e sem nenhum tipo de resistência, o que pode alterar a resistência de maneira "permanente", empenando o baixo, de modo que ele venha a precisar de uma regulagem.

Para evitar isso, começamos trocando as cordas pela que oferece menor resistência (a corda mais grave) até a mais aguda. As imagens mostram a troca de cordas na corda Sol. Quando o seviço já estava sendo terminado.

As chaves de tarraxa são de grande auxílio, mas não são indispensáveis. Elas apenas agilizam na hora de trocar, tornando tudo mais rápido.


Não esqueça de usar o alicate para cortar o excesso de cordas para que não se perca muito tempo ao enrolar as cordas. Deixe mais ou menos um palmo de cordas sobrando apartir da tarraxa.



Mantenha as cordas pressionadas na tarraxa com os dedos para ajudar elas a se enrolarem.



Agora, é hora da regulagem necessária para que se tenha uma afinação correta em todas as casas. Com a chave "L" ou de fenda, empurre ou puxe os carrinhos até que os harmônicos das casas cinco, doze e vinte e quatro estejam afinados em conjunto com a corda solta. Obs.: Para tirar os harmônicos, apenas encoste o dedo na corda, em cima das casas cinco, doze e vinte e quatro, sem exercer pressão e toque normalmente a corda. Esses hamônicos devem ser indicados no afinador com a mesma nota da corda solta


Os carrinhos do baixo.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Louise


Via: Os Genros da Meneghel