Ótimos endereços com afinadores online:
sábado, 30 de abril de 2011
terça-feira, 26 de abril de 2011
Obrigado por escutar
Minhas músicas na Trama Virtual está com um grande número de Streamings. Muitos tem escutado as canções, mais gente do que eu alcançaria se fizesse isso pessoalmente. Obrigado por ouvirem e sempre que possível indique a um amigo.
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Medidas exatas de um rastilho para violão folk
Precisei fazer um rastilho nos últimos dias e não achava as medidas. Espero que com essa postagem possa ajudar quem esteja a procura do mesmo.
quarta-feira, 13 de abril de 2011
terça-feira, 12 de abril de 2011
segunda-feira, 11 de abril de 2011
sábado, 9 de abril de 2011
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Como regular o tensor
Para regular um tensor, é importante conhecê-lo. Existem alguns tipos básicos, mas todos são instalados da mesma forma (dentro do braço).
1. Modelo curvo (padrão Fender)
Um barra de aço que possui uma curvatura no meio do braço. Quando se aperta o tensor, a tendência da barra é esticar (a curva tende a desaparecer) forçando o meio do braço para cima (escala) e deixando o conjunto reto.
2. Canaleta de alumínio (padrão Martin)
A barra de aço é reta e fica dentro de uma canaleta de alumínio. Quando o tensor é apertado, o aço comprime o alumínio, forçando a madeira para cima (escala) e endireitando possível curvatura.
3. Barras duplas (padrão Ibanez)
Duas barras paralelas, soldas em uma das pontas. Utiliza o mesmo sistema de trabalho do tensor de canaleta. Quanto o tensor é apertado, a barra inferior pressiona o barra cima, que por sua vez, empurra a madeira no meio do braço. Assim, o braço volta a ficar reto.
Existem ainda tensores de ação dupla, que corrigem problemas quando o braço está côncavo ou convexo.
Como ajustar o tensor
Ajustar o tensor é razoavelmente simples, mas muito cuidado é necessário, pois um deslize por estragar o instrumento.
Para medir a necessidade de um ajuste no tensor, afine o instrumento e prenda uma corda na primeira casa e na casa onde o braço encontra o corpo. A corda ficará reta. Avalie a altura entre a corda e o traste no meio do braço (entre o 8º e 12º traste, normalmente). Este espaço deve ser entre 0,3 e 0,5 mm. Se a corda está muito alta, o braço está côncavo, o que sugere a necessidade de se apertar o tensor, tornando-o reto novamente. O ideal é que a curvatura do braço seja muito pequeno. Um braço perfeitamente reto também implica em problemas de trastejamentos.
Para ajustar o tensor, basta utilizar a chave certa (alguns instrumentos já vêm com esssa ferramenta). É importante soltar um pouco o tensão das cordas neste momento, evitando que o tensor sofra com um esforço excessivo e desenecessário. Trabalhe sempre com ¼ de volta de cada vez, ou menos. E nunca force, se o tensor estiver muito duro. Neste caso, seu luthier precisará ser consultado.
1. Modelo curvo (padrão Fender)
Um barra de aço que possui uma curvatura no meio do braço. Quando se aperta o tensor, a tendência da barra é esticar (a curva tende a desaparecer) forçando o meio do braço para cima (escala) e deixando o conjunto reto.
2. Canaleta de alumínio (padrão Martin)
A barra de aço é reta e fica dentro de uma canaleta de alumínio. Quando o tensor é apertado, o aço comprime o alumínio, forçando a madeira para cima (escala) e endireitando possível curvatura.
3. Barras duplas (padrão Ibanez)
Duas barras paralelas, soldas em uma das pontas. Utiliza o mesmo sistema de trabalho do tensor de canaleta. Quanto o tensor é apertado, a barra inferior pressiona o barra cima, que por sua vez, empurra a madeira no meio do braço. Assim, o braço volta a ficar reto.
Existem ainda tensores de ação dupla, que corrigem problemas quando o braço está côncavo ou convexo.
Como ajustar o tensor
Ajustar o tensor é razoavelmente simples, mas muito cuidado é necessário, pois um deslize por estragar o instrumento.
Para medir a necessidade de um ajuste no tensor, afine o instrumento e prenda uma corda na primeira casa e na casa onde o braço encontra o corpo. A corda ficará reta. Avalie a altura entre a corda e o traste no meio do braço (entre o 8º e 12º traste, normalmente). Este espaço deve ser entre 0,3 e 0,5 mm. Se a corda está muito alta, o braço está côncavo, o que sugere a necessidade de se apertar o tensor, tornando-o reto novamente. O ideal é que a curvatura do braço seja muito pequeno. Um braço perfeitamente reto também implica em problemas de trastejamentos.
Para ajustar o tensor, basta utilizar a chave certa (alguns instrumentos já vêm com esssa ferramenta). É importante soltar um pouco o tensão das cordas neste momento, evitando que o tensor sofra com um esforço excessivo e desenecessário. Trabalhe sempre com ¼ de volta de cada vez, ou menos. E nunca force, se o tensor estiver muito duro. Neste caso, seu luthier precisará ser consultado.
sexta-feira, 1 de abril de 2011
12 músicas que você precisa ouvir
1 - Autoimagem: Fala sobre a morte de uma pessoa próxima.
2 - Cracolândia: Aborda a visão de um adicto.
3 - A História da Areia da Ampulheta: Sobre o tempo.
4 - Um Mundo Melhor: Relambra a infância nos anos 90.
5 - Edsão: A dificuldade da reabilitação.
6 - O Universo tem o Tamanho da Solidão: Crise existencial.
7 - Só me diga Porque: Questiona a reencarnação.
8 - Pra Quê te informar: Aborda o emburrecimento escolar.
9 - Assassino Programado: Pessoas que fazem loucuras.
10 - La Fuerza: Instrumental.
11 - Eu não Espero Você: Fala sobre o egoísmo.
12 - Feliz Natal: Duas pesoas que não se falam.
2 - Cracolândia: Aborda a visão de um adicto.
3 - A História da Areia da Ampulheta: Sobre o tempo.
4 - Um Mundo Melhor: Relambra a infância nos anos 90.
5 - Edsão: A dificuldade da reabilitação.
6 - O Universo tem o Tamanho da Solidão: Crise existencial.
7 - Só me diga Porque: Questiona a reencarnação.
8 - Pra Quê te informar: Aborda o emburrecimento escolar.
9 - Assassino Programado: Pessoas que fazem loucuras.
10 - La Fuerza: Instrumental.
11 - Eu não Espero Você: Fala sobre o egoísmo.
12 - Feliz Natal: Duas pesoas que não se falam.