quinta-feira, 31 de janeiro de 2013
Me Leva - The Cacildis Cover
Record and upload voice >>
Moça eu não sei mais o que pensar,
a razão que fez nos separar,
será o destino quem quis assim?
só sei como é duro suportar
a dor no peito por me deixar,
seu coração falará por mim
Oh baby me leva,
me leva que eu te quero me leva,
me leva que o futuro nos espera
você é tudo que eu sempre quis.
Oh baby me leva,
me leva que eu te quero me leva,
me leva que o futuro nos espera
você é tudo que eu sempre quis.
Moça, lembro tudo que passou,
entre nos somente o que restou,
foram as lembranças do nosso amor.
e agora convivo com essa solidão
que doí demais no coração,
pra você eu canto essa canção.
Oh baby me leva,
me leva que eu te quero me leva,
me leva que o futuro nos espera
você é tudo que eu sempre quis.
Oh baby me leva,
me leva que eu te quero me leva,
me leva que o futuro nos espera
você é tudo que eu sempre quis.
terça-feira, 29 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 55)
55-PEGADA
“Timbre tem mais a ver com pegada do que com equipamento. O mais importante é abafar as cordas que você não está tocando. O abafamento pode ser feito com os dedo seu polegar da mão da escala. Ou ainda com o polegar ou a palma da mão da palheta. Além disso, a maneira como seus dedos encostam nos trastes faz uma grande diferença.Você precisa conhecer os pontos sonoros de sua guitarra, como um violinista conheceseu violino.”
Eric Johnson
“Timbre tem mais a ver com pegada do que com equipamento. O mais importante é abafar as cordas que você não está tocando. O abafamento pode ser feito com os dedo seu polegar da mão da escala. Ou ainda com o polegar ou a palma da mão da palheta. Além disso, a maneira como seus dedos encostam nos trastes faz uma grande diferença.Você precisa conhecer os pontos sonoros de sua guitarra, como um violinista conheceseu violino.”
Eric Johnson
segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 54)
54-ESTUDAR X TOCAR
“O que significa tocar guitarra? Diversão, ensaio, palco, estúdio, etc. O erro faz parte e não deve ter peso astronômico, pois errar é humano! Já estudar guitarra requer disciplina militar, exigente ao extremo. Nesse caso, um erro tem peso catastrófico. Não admita o erro durante o estudo, de maneira alguma. Se errar, mesmo que seja na últimanota, o exercícor! Toque guitarra por 2 horas e estrude por 15 minutos. Mas nesses 15 minutos, serão só você e sua guitarra, sem erros!”
Wander Taffo
“O que significa tocar guitarra? Diversão, ensaio, palco, estúdio, etc. O erro faz parte e não deve ter peso astronômico, pois errar é humano! Já estudar guitarra requer disciplina militar, exigente ao extremo. Nesse caso, um erro tem peso catastrófico. Não admita o erro durante o estudo, de maneira alguma. Se errar, mesmo que seja na últimanota, o exercícor! Toque guitarra por 2 horas e estrude por 15 minutos. Mas nesses 15 minutos, serão só você e sua guitarra, sem erros!”
Wander Taffo
domingo, 27 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 53)
53-PILOTO AUTOMÁTICO
“Inicie o estudo de velocidade tocando lentamente e com um objetivo preestabelecido. Você deve desenvolver a capacidade de ‘ouvir’ e ‘pensar’ cada nota. Uma passagemrápida é uma sucessão veloz de notas musicais – não é produto de um movimentofrenético de dedos. Comece com escalas e padrões, de forma lenta e pensada. Aumentea velocidade gradualmente. Use metrônomo ou bateria eletrônica para monitorar seu trabalho. Quando você alcança uma velocidade em que as notas soam emboladas, pare de tocar. Qualquer tentativa de acelerar causará danos, ao invés de benefícios.”
John Duarte
“Inicie o estudo de velocidade tocando lentamente e com um objetivo preestabelecido. Você deve desenvolver a capacidade de ‘ouvir’ e ‘pensar’ cada nota. Uma passagemrápida é uma sucessão veloz de notas musicais – não é produto de um movimentofrenético de dedos. Comece com escalas e padrões, de forma lenta e pensada. Aumentea velocidade gradualmente. Use metrônomo ou bateria eletrônica para monitorar seu trabalho. Quando você alcança uma velocidade em que as notas soam emboladas, pare de tocar. Qualquer tentativa de acelerar causará danos, ao invés de benefícios.”
John Duarte
sábado, 26 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 52)
52-CURTOS PERÍODOS DE ESTUDO
“Deixe sua guitarra fora do case, sempre a mão. Pratique curtos períodos – de cinco a 45 minutos -, mas várias vezes ao longo do dia, em vez de tocar por um período prolongado. Cinco minutos é tempo suficiente para trabalhar em uma técnica ou uma passagem musical. O estudo serve para que seus reflexos trabalhem como os de um pistoleiro, que saca rapidamente a sua arma, sem hesitar.”
Barney Kessel
“Deixe sua guitarra fora do case, sempre a mão. Pratique curtos períodos – de cinco a 45 minutos -, mas várias vezes ao longo do dia, em vez de tocar por um período prolongado. Cinco minutos é tempo suficiente para trabalhar em uma técnica ou uma passagem musical. O estudo serve para que seus reflexos trabalhem como os de um pistoleiro, que saca rapidamente a sua arma, sem hesitar.”
Barney Kessel
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
The Strokes plagia Gabi Amarantos
Ouça abaixo o novo single One Way Trigger.
Compare agora com a canção Xirley de Gabi Amarantos.
Notaram a semelhança?
100 dicas para tocar melhor (Parte 51)
51-FLUÊNCIA
“Execute a escala cromática com os quatro dedos, do grave para o agudo e do agudo para o grave. Se utilizar palheta, sempre alterne a palheta para cima e para baixo e nunca repita a direção. Se utilizar os dedos, nunca repita os mesmo: ataque uma nota com o indicador e a próxima com o médio. Isso melhora a flûncia e amplia os recursos. Use também o dedo mínimo, para não ficar parecendo pé de galinha – tocando apenas com três dedos.”
Nuno Mindelis
“Execute a escala cromática com os quatro dedos, do grave para o agudo e do agudo para o grave. Se utilizar palheta, sempre alterne a palheta para cima e para baixo e nunca repita a direção. Se utilizar os dedos, nunca repita os mesmo: ataque uma nota com o indicador e a próxima com o médio. Isso melhora a flûncia e amplia os recursos. Use também o dedo mínimo, para não ficar parecendo pé de galinha – tocando apenas com três dedos.”
Nuno Mindelis
quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 50)
50-TÉCNICA
“Como você conseguirá expressar seus sentimentos sem técnica? O que chamo de técnica não é tocar rápido. Técnica pra mim é saber controlar o vibrato, a entonação, os bends... além de conhecer teoria musical. Não há outro caminho. Não é possível ser um músico que se expresse de verdade se não tiver conhecimento.”
Yngwie Malmsteen
“Como você conseguirá expressar seus sentimentos sem técnica? O que chamo de técnica não é tocar rápido. Técnica pra mim é saber controlar o vibrato, a entonação, os bends... além de conhecer teoria musical. Não há outro caminho. Não é possível ser um músico que se expresse de verdade se não tiver conhecimento.”
Yngwie Malmsteen
quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 49)
49-DICAS DE PALCO
“Uma boa banda não se resume a tocar seus instrumentos. Você tem de trabalhar no som do palco, para que soe bem para a platéia. No caso do guitarrista, isso significa não tocar alto demais. Adoro tocar alto, mas logo percebi que, diminuindo o volume, há mais distinção entre os instrumentos e as pessoas me ouvem melhor.”
Peter Frampton
“Uma boa banda não se resume a tocar seus instrumentos. Você tem de trabalhar no som do palco, para que soe bem para a platéia. No caso do guitarrista, isso significa não tocar alto demais. Adoro tocar alto, mas logo percebi que, diminuindo o volume, há mais distinção entre os instrumentos e as pessoas me ouvem melhor.”
Peter Frampton
O Rei Drogado
Mil perdões não seriam pra você
Que me apresentou a maldição
Passo noites em claro sem dormir
Sentindo os efeitos da destruição
Mil perdões não seriam pra você
O suficiente pra lhe perdoar
Passo noites em claro sem dormir
Em alguns momentos até perco o ar
Gasto tudo que possuo
Com aquilo que consumo
E quando acaba eu quero mais
Já não tenho mais família
Perdi tudo que tinha
Meu olhar vazio estás
Gasto tudo que possuo
Com aquilo que consumo
E quando acaba eu quero mais
Já não tenho mais família
Perdi tudo que tinha
Hoje nem me resta a paz
terça-feira, 22 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 48)
48-METRÔNOMO
“É muito importante ter uma linguagem própria e se empenhar várias horas por dia no aperfeiçoamento dessa linguagem. O melhor amigo nesse momento é o metrônomo. Se o objetivo do guitarrista é desenvolver várias técnicas, muitas horas de metrônomo serão necessárias.”
Joe Moghrabi
“É muito importante ter uma linguagem própria e se empenhar várias horas por dia no aperfeiçoamento dessa linguagem. O melhor amigo nesse momento é o metrônomo. Se o objetivo do guitarrista é desenvolver várias técnicas, muitas horas de metrônomo serão necessárias.”
Joe Moghrabi
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 47)
47-PALHETADA ALTERNADA
“Uma boa maneira de aprimorar a palhetada alternada é escolher três ou quatro notas e trabalhar nelas. Muitos instrumentistas que tentam aprimorar a destreza da mão direita ficam tentando tocar notas demais com a mão esquerda. Ouvi muitos músicos que tocam escalas da sexta até a primeira corda, mas soam muito mal. Tocar poucas notas, lentamente, com ritmo perfeito, já é uma tarefa difícil.”
Al Di Meola
“Uma boa maneira de aprimorar a palhetada alternada é escolher três ou quatro notas e trabalhar nelas. Muitos instrumentistas que tentam aprimorar a destreza da mão direita ficam tentando tocar notas demais com a mão esquerda. Ouvi muitos músicos que tocam escalas da sexta até a primeira corda, mas soam muito mal. Tocar poucas notas, lentamente, com ritmo perfeito, já é uma tarefa difícil.”
Al Di Meola
domingo, 20 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 46)
46-VIBRATO
“Para fortalecer sua técnica de vibrato, toque uma nota com cada um de seus dedos e faça bends contínuos para cima e para baixo, em semitons. Quando fizer isso com os dedos 2, 3 e 4, lembre-se de que os outros dedos disponíveis podem ajuda-lo a realizar esse movimento em semitons.”
Jim Campilongo
“Para fortalecer sua técnica de vibrato, toque uma nota com cada um de seus dedos e faça bends contínuos para cima e para baixo, em semitons. Quando fizer isso com os dedos 2, 3 e 4, lembre-se de que os outros dedos disponíveis podem ajuda-lo a realizar esse movimento em semitons.”
Jim Campilongo
sábado, 19 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 45)
45-SEJA UMA ESPONJA
“Ouvir é tão importante quanto praticar. Seus ouvido são seus maiores bens e eles trabalham em seu subconsciente. Você deve pegar idéias do máximo de guitarristas possível. Não escolha apenas um guitarrista para imitar. Depois de assimilar diferentes abordagens, tente uni-las e transforma-las em um único estilo coerente.”
Will Bernard
“Ouvir é tão importante quanto praticar. Seus ouvido são seus maiores bens e eles trabalham em seu subconsciente. Você deve pegar idéias do máximo de guitarristas possível. Não escolha apenas um guitarrista para imitar. Depois de assimilar diferentes abordagens, tente uni-las e transforma-las em um único estilo coerente.”
Will Bernard
sexta-feira, 18 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 44)
44-DESAFIE-SE
“Toque com músicos mais avançados que você. Eles o ajudarão a chegar ao nível deles.”
Bill Kirchen
“Toque com músicos mais avançados que você. Eles o ajudarão a chegar ao nível deles.”
Bill Kirchen
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 43)
43-MODERAÇÃO
“Exagerar é errado. Não pratique demais. Deve haver equilíbrio em tudo. Tento manter esse equilíbrio para conseguir executar minhas idéias. Praticar demais me deprime.Consigo boa velocidade, mas começo a tocar sem sentido, porque paro de pensar. Um bom descanso me faz pensar bastante e me faz unir criatividade e velocidade.”
Jeff Beck
“Exagerar é errado. Não pratique demais. Deve haver equilíbrio em tudo. Tento manter esse equilíbrio para conseguir executar minhas idéias. Praticar demais me deprime.Consigo boa velocidade, mas começo a tocar sem sentido, porque paro de pensar. Um bom descanso me faz pensar bastante e me faz unir criatividade e velocidade.”
Jeff Beck
quarta-feira, 16 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 42)
42-TOQUE, NÃO SE PREOCUPE
“Não se queixe das dificuldades. Certa vez eu estava tendo problemas ao escrever uma música, e perguntei a meu amigo Wayne Horvitz como ele compunha. Ele me deu um apontador. Moral da história? Não existem atalhos, portanto, pare de reclamar e continue trabalhando.”
Bill Frisell
“Não se queixe das dificuldades. Certa vez eu estava tendo problemas ao escrever uma música, e perguntei a meu amigo Wayne Horvitz como ele compunha. Ele me deu um apontador. Moral da história? Não existem atalhos, portanto, pare de reclamar e continue trabalhando.”
Bill Frisell
terça-feira, 15 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 41)
41-CALIBRES PESADOS
“Use cordas pesadas. Gosto de um jogo 0.13, mas tenho encordoamentos de até 0.18- 0.74. eles deterioram seus dedos, suas tarraxas e seu amp, mas produzem um ótimo som.”
Steve Ray Vaughan
“Use cordas pesadas. Gosto de um jogo 0.13, mas tenho encordoamentos de até 0.18- 0.74. eles deterioram seus dedos, suas tarraxas e seu amp, mas produzem um ótimo som.”
Steve Ray Vaughan
segunda-feira, 14 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 40)
40-TWO-HANDS
“Para criar boas frases de two-hands, você deve conectar shapes de uma mesma escala. Comece com pentatônicas. Toque uma posição com a mão esquerda e ligue a próximacom a mão direita. Utilize o tapping com o dedo indicador, fazendo padrões de três notas por corda: duas com a mão esquerda e uma com a direita (tapping). Pratique as mais variadas possibilidades de combinações de shapes na mesma escala.”
Edu Ardanuy
“Para criar boas frases de two-hands, você deve conectar shapes de uma mesma escala. Comece com pentatônicas. Toque uma posição com a mão esquerda e ligue a próximacom a mão direita. Utilize o tapping com o dedo indicador, fazendo padrões de três notas por corda: duas com a mão esquerda e uma com a direita (tapping). Pratique as mais variadas possibilidades de combinações de shapes na mesma escala.”
Edu Ardanuy
domingo, 13 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 39)
39-CONSTRUA
“Nunca se esqueça que dinâmicas são importantes ao peso de uma música. As partes mais silenciosas constroem tensão e desencadeiam o clímax que faz 100 mil garotos pularem para cima e para baixo.”
Tom Morello
“Nunca se esqueça que dinâmicas são importantes ao peso de uma música. As partes mais silenciosas constroem tensão e desencadeiam o clímax que faz 100 mil garotos pularem para cima e para baixo.”
Tom Morello
sábado, 12 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 38)
38-ENTRE NO FUNK
“Esquece aqueles acordes complicados e concentre-se em uma batida funkeada.”
John Lee Hooker
“Esquece aqueles acordes complicados e concentre-se em uma batida funkeada.”
John Lee Hooker
sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 37)
37-INCREMENTE
“Quer tornar um solo marcante? Comece no ‘e’ do ‘um’”
Dave Wronski
“Quer tornar um solo marcante? Comece no ‘e’ do ‘um’”
Dave Wronski
quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 36)
36-SOLOS RÍTMICOS
“Se a banda está tocando em 7/4, tente tocar em 4/4. fazendo esse tipo de contraste,você começa a perceber as maneiras como os dois ritmos se sincronizam depois de um tempo. Assim, você automaticamente desenvolve idéias rítmicas diferentes.”
Jerry Garcia
“Se a banda está tocando em 7/4, tente tocar em 4/4. fazendo esse tipo de contraste,você começa a perceber as maneiras como os dois ritmos se sincronizam depois de um tempo. Assim, você automaticamente desenvolve idéias rítmicas diferentes.”
Jerry Garcia
quarta-feira, 9 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 35)
35-ADICIONE MÉDIOS E CORTE GRAVES
“Às vezes aquele timbre grave, alto e massivo pode soar minúsculo em um show. O som da guitarra está nos médios, portanto, adicione alguns médios e corte os graves.Para conseguir ainda mais punch e clareza, reduza os níveis de ganho e distorção; ganho demais pode ser contraproducente, pois comprime o timbre e mata as dinâmicas.”
Greg V
“Às vezes aquele timbre grave, alto e massivo pode soar minúsculo em um show. O som da guitarra está nos médios, portanto, adicione alguns médios e corte os graves.Para conseguir ainda mais punch e clareza, reduza os níveis de ganho e distorção; ganho demais pode ser contraproducente, pois comprime o timbre e mata as dinâmicas.”
Greg V
terça-feira, 8 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 34)
34-ENCONTRE-SE
“Para desenvolver sua individualidade, pegue um gravador de fita e entre em uma sala na penumbra – onde você não terá nenhuma distração. Toque sobre uma bateria eletrônica. Depois de um tempo, você começará a ouvir os riffs que vieram de guitarristas que te influenciaram, até que escutará dois ou três licks totalmente seus. Concentre-se em seus riffs até desenvolver um som individual.”
Carlos Santana
“Para desenvolver sua individualidade, pegue um gravador de fita e entre em uma sala na penumbra – onde você não terá nenhuma distração. Toque sobre uma bateria eletrônica. Depois de um tempo, você começará a ouvir os riffs que vieram de guitarristas que te influenciaram, até que escutará dois ou três licks totalmente seus. Concentre-se em seus riffs até desenvolver um som individual.”
Carlos Santana
segunda-feira, 7 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 33)
33-BALANÇO DOS CAPTADORES
“Para balancear seus captadores, plugue sua guitarra em algo que tenha medidores de nível, com um gravador de quatro canais. Toque cada corda individualmente e ajuste a altura do captador até o nível de cada corda atingir o mesmo ponto nos mediadores.Geralmente, você terá de abaixar o lado grave do pickup. Se a saída geral de sua guitarra estiver mais baixa do que antes, aumente seu amplificador para compensar. Com esse truque, você obtem clareza entre as cordas.”
Dave Wronski
“Para balancear seus captadores, plugue sua guitarra em algo que tenha medidores de nível, com um gravador de quatro canais. Toque cada corda individualmente e ajuste a altura do captador até o nível de cada corda atingir o mesmo ponto nos mediadores.Geralmente, você terá de abaixar o lado grave do pickup. Se a saída geral de sua guitarra estiver mais baixa do que antes, aumente seu amplificador para compensar. Com esse truque, você obtem clareza entre as cordas.”
Dave Wronski
domingo, 6 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 32)
32-MISTURE
“Trate diferente cada parte de guitarra – e cada música. Por exemplo, se estou usando um certo amp e uma determinada guitarra em uma faixa, pegarei um equipamento diferente para a próxima música ou overdubs.”
Keith Richards
“Trate diferente cada parte de guitarra – e cada música. Por exemplo, se estou usando um certo amp e uma determinada guitarra em uma faixa, pegarei um equipamento diferente para a próxima música ou overdubs.”
Keith Richards
sábado, 5 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 31)
31-RESUMA
“Lembre-se que alguns dos maiores jazzistas se consagraram graças a solos construídos sobre apenas oito compassos. Muitos guitarristas tocam solos longo demais.”
Jim Hall
“Lembre-se que alguns dos maiores jazzistas se consagraram graças a solos construídos sobre apenas oito compassos. Muitos guitarristas tocam solos longo demais.”
Jim Hall
sexta-feira, 4 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 30)
30-ENTRE NO BLUES
“Estude solos de jazz com a forma de blues de 12 compassos. A maioria dos guitarristas quer começar tocando longas linhas de bebop, mas, quanto mais simples for o material melódico, mais cedo você desenvolverá seu senso de fraseado. Na hora de solar, você terá um vasto vocabulário rítmico à disposição.”
Lenny Breau
“Estude solos de jazz com a forma de blues de 12 compassos. A maioria dos guitarristas quer começar tocando longas linhas de bebop, mas, quanto mais simples for o material melódico, mais cedo você desenvolverá seu senso de fraseado. Na hora de solar, você terá um vasto vocabulário rítmico à disposição.”
Lenny Breau
quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 29)
29-CONCENTRAÇÃO
“Se você começa um solo e quer inserir nele tudo o que estudou no dia, esqueça. Escolha um tema para improvisar e comece a tocar o que vier à sua mente. A seqüência será escutada interiormente, por questão de lógica e de vivência musical. Quando você toca e começa a pensar e coisas que não interessam no momento (como escalas, regras, clichês e fórmulas – ou mesmo assuntos extra musicais), é sinal de que você não está concentrado. Isso é pior do que não tocar! Respeite a música: ouça o que estáacontecendo e espere escutar interiormente a melhor resposta ao que acabou deacontecer. Dessa maneira, você corta o desnecessário, foge dos clichês e entra em sintonia com a verdadeira música.”
Michael Leme
“Se você começa um solo e quer inserir nele tudo o que estudou no dia, esqueça. Escolha um tema para improvisar e comece a tocar o que vier à sua mente. A seqüência será escutada interiormente, por questão de lógica e de vivência musical. Quando você toca e começa a pensar e coisas que não interessam no momento (como escalas, regras, clichês e fórmulas – ou mesmo assuntos extra musicais), é sinal de que você não está concentrado. Isso é pior do que não tocar! Respeite a música: ouça o que estáacontecendo e espere escutar interiormente a melhor resposta ao que acabou deacontecer. Dessa maneira, você corta o desnecessário, foge dos clichês e entra em sintonia com a verdadeira música.”
Michael Leme
quarta-feira, 2 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 28)
28-DISCIPLINA
“Estudar uma hora por dia com disciplina, concentração e foco nos estudos resultará num progresso muito maior do oito horas esparsas, sem foco ou sem o cumprimento do que chamo de ‘grade de estudo’. Estude técnica, harmonia, improvisação, o trio leitura-teoria-percepção e um amplo repertório. Explore diferentes regiões do braço, evitan do aqueles ‘buracos negros’. Por último, mantenha os pensamentos e ações positivas, pois nos dão força pra seguir em frente e nos lembram que a música tem uma função muito diferente – e mais divina – do que satisfazer o próprio ego.”
Wanderson Bersani
“Estudar uma hora por dia com disciplina, concentração e foco nos estudos resultará num progresso muito maior do oito horas esparsas, sem foco ou sem o cumprimento do que chamo de ‘grade de estudo’. Estude técnica, harmonia, improvisação, o trio leitura-teoria-percepção e um amplo repertório. Explore diferentes regiões do braço, evitan do aqueles ‘buracos negros’. Por último, mantenha os pensamentos e ações positivas, pois nos dão força pra seguir em frente e nos lembram que a música tem uma função muito diferente – e mais divina – do que satisfazer o próprio ego.”
Wanderson Bersani
terça-feira, 1 de janeiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 27)
27-OUVIDO MUSICAL
“Cantar entoando as notas que estiverem sendo tocadas é a maneira mais segura de desenvolver o ouvido. Comece com escalas maiores em todos os tons, sem pensar nas digitações pré-estabelecidas. A partir dessa fusão do domínio técnico com o prático, tem-se um material vasto para fazer a música acontecer.”
Márcio Okayama
“Cantar entoando as notas que estiverem sendo tocadas é a maneira mais segura de desenvolver o ouvido. Comece com escalas maiores em todos os tons, sem pensar nas digitações pré-estabelecidas. A partir dessa fusão do domínio técnico com o prático, tem-se um material vasto para fazer a música acontecer.”
Márcio Okayama