quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 83)
83-USE POUCOS EFEITOS
“Quanto menos notarem que você está usando efeitos, melhor. Se você exagerar e todos perceberem que você está usando um phaser, por exemplo, é sinal de que está no caminho errado. Use efeitos com bom senso e sutileza.”
Keith Richards
“Quanto menos notarem que você está usando efeitos, melhor. Se você exagerar e todos perceberem que você está usando um phaser, por exemplo, é sinal de que está no caminho errado. Use efeitos com bom senso e sutileza.”
Keith Richards
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Pare 82)
82-TIMBRE
“Muitas vezes, a falta de equipamento atrapalha o estudo. Tocando com um timbre ruim, você começa a ter uma referência ruim de qualidade. Isso des favorece a sua interpretação e a sua técnica. Mesmo que não tenha um bom equipamento, procure timbrar seu instrumento antes de estudar. Dessa forma, seu estudo será muito mais prazeroso e eficiente.”
Juninho Afram
“Muitas vezes, a falta de equipamento atrapalha o estudo. Tocando com um timbre ruim, você começa a ter uma referência ruim de qualidade. Isso des favorece a sua interpretação e a sua técnica. Mesmo que não tenha um bom equipamento, procure timbrar seu instrumento antes de estudar. Dessa forma, seu estudo será muito mais prazeroso e eficiente.”
Juninho Afram
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Pare 81)
81-COMPROMETIMENTO
“Não seja preguiçoso. Você deve querer tocar e, mais importante, tem de amar aguitarra.”
Randy Rhoads
“Não seja preguiçoso. Você deve querer tocar e, mais importante, tem de amar aguitarra.”
Randy Rhoads
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 80)
80-LIGADURAS
“Ao tocar ligados, faça com que todas as notas soem com um volume consistente. Para adquirir mais controle, acentue as notas não as palhetadas.”
Allan Holdsworth
“Ao tocar ligados, faça com que todas as notas soem com um volume consistente. Para adquirir mais controle, acentue as notas não as palhetadas.”
Allan Holdsworth
domingo, 24 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 79)
79-ESCUTE!
“Tente se esquecer do que os seus dedos estão fazendo e escute o amp!”
Steve Vai
“Tente se esquecer do que os seus dedos estão fazendo e escute o amp!”
Steve Vai
sábado, 23 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 78)
78-SEJA SAUDÁVEL
“Música é força de vida expressa em notas e frases. Quanto mais força de vida o músico tiver, mais empolgante a música irá soar. Concentre-se em sua saúde. Busque uma alimentação nutritiva e beba muita água todos os dias. Quanto melhor a qualidade eequilíbrio da comida que você come, menos energia seu corpo usa para a digestão e mais energia você terá para a música. Para a saúde mental, limpe sua mente de conversas desnecessárias e mensagens negativas que distraem seu foco quando você está compondo ou se apresentando. Para a saúde emocional, fale com alguém sobre seus problemas. Você vai se sentir muito melhor depois. Quanto menos estresse interno roubar sua energia, mais você poderá se dedicar à música.”
John Jorgeson
“Música é força de vida expressa em notas e frases. Quanto mais força de vida o músico tiver, mais empolgante a música irá soar. Concentre-se em sua saúde. Busque uma alimentação nutritiva e beba muita água todos os dias. Quanto melhor a qualidade eequilíbrio da comida que você come, menos energia seu corpo usa para a digestão e mais energia você terá para a música. Para a saúde mental, limpe sua mente de conversas desnecessárias e mensagens negativas que distraem seu foco quando você está compondo ou se apresentando. Para a saúde emocional, fale com alguém sobre seus problemas. Você vai se sentir muito melhor depois. Quanto menos estresse interno roubar sua energia, mais você poderá se dedicar à música.”
John Jorgeson
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 77)
77-SEJA FORTE
“O inimigo da inspiração é duvidar de si mesmo.”
Nels Cline
“O inimigo da inspiração é duvidar de si mesmo.”
Nels Cline
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 76)
76-PACIÊNCIA
“Faça as coisass de maneira lenta, de modo que você perceba seus erros. Você irá aprender mais rápido se não tiver de perder tempo corrigindo o que aprendeu errado no início.”
Bill Frisell
“Faça as coisass de maneira lenta, de modo que você perceba seus erros. Você irá aprender mais rápido se não tiver de perder tempo corrigindo o que aprendeu errado no início.”
Bill Frisell
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 75)
75-NOVOS ELEMENTOS
“Toque algo novo todo dia. Aprender um novo acorde de passagem ou uma combinação de notas pode levar a algo que lhe será útil mais tarde. Algum dia, surgirá uma música com todos esses elementos relacionados.”
Ry Cooder
“Toque algo novo todo dia. Aprender um novo acorde de passagem ou uma combinação de notas pode levar a algo que lhe será útil mais tarde. Algum dia, surgirá uma música com todos esses elementos relacionados.”
Ry Cooder
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 74)
74-TOQUE SLIDE DA MANEIRA CORRETA
“Para desenvolver entonação precisa, toque slide junto com gravações. Prefiro os primeiros álbuns de Rocky Skaggs, porque estão repletos de progressões simples em grooves diferentes e várias tonalidades. Não se preocupe com acordes exóticos ou mudanças difíceis. Concentre-se nas progressões I-IV-V e aprenda a tocar sem se mover demais pelo braço. Você não precisa começar sempre pelo acorde I, suba cinco casas para o IV, e, depois, mais duas casas para o V.”
Will Ray
“Para desenvolver entonação precisa, toque slide junto com gravações. Prefiro os primeiros álbuns de Rocky Skaggs, porque estão repletos de progressões simples em grooves diferentes e várias tonalidades. Não se preocupe com acordes exóticos ou mudanças difíceis. Concentre-se nas progressões I-IV-V e aprenda a tocar sem se mover demais pelo braço. Você não precisa começar sempre pelo acorde I, suba cinco casas para o IV, e, depois, mais duas casas para o V.”
Will Ray
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 73)
73-TEMPOS EXÓTICOS
“Se você quer quebrar regras, vá fundo. Não quebre só um pouquinho. Se você está com medo de sair do convencional, então fique dentro da norma, mas aprenda a tocar bem dentro dessa norma. Se quiser além, deve ir em uma direção diferente. Para contar fórmulas de compasso exóticas, basta dividi-las em grupos de dois e três. E não estou falando apenas de subdivisões de tempo. Podem ser acrescentadas ritardos (diminuiçãoda velocidade) e accelerandos (aumento da velocidade) dentro de um compasso. Em vez de quatro batidas iguais em um compasso, você consegue climas em que o andamentovaria de mais rápido para mais lento e para mais rápido novamente. Como tudo converge ao tempo forte do compasso seguinte, você pode bater seu pé para contar as batidas.”
Frank Zappa
“Se você quer quebrar regras, vá fundo. Não quebre só um pouquinho. Se você está com medo de sair do convencional, então fique dentro da norma, mas aprenda a tocar bem dentro dessa norma. Se quiser além, deve ir em uma direção diferente. Para contar fórmulas de compasso exóticas, basta dividi-las em grupos de dois e três. E não estou falando apenas de subdivisões de tempo. Podem ser acrescentadas ritardos (diminuiçãoda velocidade) e accelerandos (aumento da velocidade) dentro de um compasso. Em vez de quatro batidas iguais em um compasso, você consegue climas em que o andamentovaria de mais rápido para mais lento e para mais rápido novamente. Como tudo converge ao tempo forte do compasso seguinte, você pode bater seu pé para contar as batidas.”
Frank Zappa
domingo, 17 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 72)
72-SWEEP
“Temos de pensar no sweep de forma inversa, ou seja, imaginar que é uma técnica feita para ser tocada lentamente, nota por nota. Nesse processo, cada nota deve soar exatamente como se estivesse sendo tocada com palhetada alternada. Se você tocar direito, cada nota soará bem clara e destacada.”
Kiko Loureiro
“Temos de pensar no sweep de forma inversa, ou seja, imaginar que é uma técnica feita para ser tocada lentamente, nota por nota. Nesse processo, cada nota deve soar exatamente como se estivesse sendo tocada com palhetada alternada. Se você tocar direito, cada nota soará bem clara e destacada.”
Kiko Loureiro
sábado, 16 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 71)
71-RUÍDO
“Qualquer ruído pode ser um universo de composição. Há uma gigantesca biblioteca de músicas na tonalidade de G ou C, mas não existe uma biblioteca de canções que usam o seletor de captadores e um pedal de wah. É uma estrada pouco explorada.”
Tom Morello
“Qualquer ruído pode ser um universo de composição. Há uma gigantesca biblioteca de músicas na tonalidade de G ou C, mas não existe uma biblioteca de canções que usam o seletor de captadores e um pedal de wah. É uma estrada pouco explorada.”
Tom Morello
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 70)
70-TOQUE EM PÚBLICO
“A hora da verdade acontece quando você toca para um público. Você pode descobrir que algumas coisas que tocou no ensaio não fazem sentido. Tocar ao vivo também lhe ensina a lidar com situações adversas, como deixar cair a palheta ou quebrar a corda. É também essencial para revelar seu trabalho. Você tem de mostrar a cara – a menos quequeira ficar fechado em uma sala, como um pintor que não mostra suas obras a ninguém.”
Rory Gallagher
“A hora da verdade acontece quando você toca para um público. Você pode descobrir que algumas coisas que tocou no ensaio não fazem sentido. Tocar ao vivo também lhe ensina a lidar com situações adversas, como deixar cair a palheta ou quebrar a corda. É também essencial para revelar seu trabalho. Você tem de mostrar a cara – a menos quequeira ficar fechado em uma sala, como um pintor que não mostra suas obras a ninguém.”
Rory Gallagher
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 69)
69-COLCHEIAS IRREGULARES
“Praticar colcheias com levada de tercina ajuda a aprimorar o senso rítmico do jazz. A melhor maneira de conseguir esse sentimento jazzístico é tocar com discos ou com outro grupo. É algo que você tem de sentir. Roqueiros costumam sentir colcheias retas e não conseguem tocar jazz. São duros demais.”
Joe Pass
“Praticar colcheias com levada de tercina ajuda a aprimorar o senso rítmico do jazz. A melhor maneira de conseguir esse sentimento jazzístico é tocar com discos ou com outro grupo. É algo que você tem de sentir. Roqueiros costumam sentir colcheias retas e não conseguem tocar jazz. São duros demais.”
Joe Pass
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 68)
68-AUTOCONHECIMENTO
“Lembre-se de que você tem a opção de sentir confiante, em vez de reservado e inseguro. Estando seguro de si, você será capaz de se arriscar no palco. Mesmo que cometa um monte de erros, não terá importância. É como se você fosse o instrumento e a música estivesse fluindo por você. Como John Coltrane disse: o aspecto superior de ser músico é tentar entrar em sintonia consigo mesmo. É como retornar à essência de tudo. Você se torna um músico melhor se você se conhecer.”
Eric Johnson
“Lembre-se de que você tem a opção de sentir confiante, em vez de reservado e inseguro. Estando seguro de si, você será capaz de se arriscar no palco. Mesmo que cometa um monte de erros, não terá importância. É como se você fosse o instrumento e a música estivesse fluindo por você. Como John Coltrane disse: o aspecto superior de ser músico é tentar entrar em sintonia consigo mesmo. É como retornar à essência de tudo. Você se torna um músico melhor se você se conhecer.”
Eric Johnson
terça-feira, 12 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 67)
67-SEJA VOCÊ MESMO
“Aceite suas características, mesmo que você não goste delas. Assim que, dolorosamente, conscientizei-me de que nunca conseguiria ser um Brian May ou Steve Morse, comecei a aceitar os elementos que eu odiava em meu estilo.”
Ty Tabor
“Aceite suas características, mesmo que você não goste delas. Assim que, dolorosamente, conscientizei-me de que nunca conseguiria ser um Brian May ou Steve Morse, comecei a aceitar os elementos que eu odiava em meu estilo.”
Ty Tabor
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 66)
66-PALHETANDO
“Para desenvolver palhetada, comece tocando uma série de ataques para baixo em qualquer corda solta. No início do ataque, fique perto da corda, movendo-se apenas o suficiente para fazer soar a nota. Imediatamente, retorne ao ponto inicial. Depois, tente a mesma seqüência com ataques para cima. Finalmente, combine os movimentos, fazendo somente ataques alternados. Ainda em uma única corda, pratique o seguinte: palhetadas para baixo repetidas, palhetadas para cima repetidas, palhetadas para baixo e para cima alternadas, palhetadas para cima repetidas, palhetadas para cima e para baixo alternadas. Comece lentamente e, aos poucos, aumente a velocidade. Em seguida, tente ir paracordas adjacentes e, depois, faça saltos melódicos em cordas não-adjacentes. Aplique atécnica de palhetada alternada em acordes. Ataque para baixo nos tempos fracos. Procure economizar o movimento da mão da palheta.”
Al Di Meola
“Para desenvolver palhetada, comece tocando uma série de ataques para baixo em qualquer corda solta. No início do ataque, fique perto da corda, movendo-se apenas o suficiente para fazer soar a nota. Imediatamente, retorne ao ponto inicial. Depois, tente a mesma seqüência com ataques para cima. Finalmente, combine os movimentos, fazendo somente ataques alternados. Ainda em uma única corda, pratique o seguinte: palhetadas para baixo repetidas, palhetadas para cima repetidas, palhetadas para baixo e para cima alternadas, palhetadas para cima repetidas, palhetadas para cima e para baixo alternadas. Comece lentamente e, aos poucos, aumente a velocidade. Em seguida, tente ir paracordas adjacentes e, depois, faça saltos melódicos em cordas não-adjacentes. Aplique atécnica de palhetada alternada em acordes. Ataque para baixo nos tempos fracos. Procure economizar o movimento da mão da palheta.”
Al Di Meola
domingo, 10 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 65)
65-NÍVEIS DE DELAY
“Quando você está mixando uma música e inserindo delay em um solo, ajuste o efeito em um nível que combine com o que você tocou. A quantidade certa de delay para uma passagem lenta ou uma nota brilhante deve ser diferente da quantidade de delay para uma passagem rápida ou uma nota grave. Por exemplo, uma parte rápida com muito delay fica horrível.”
Steve Morse
“Quando você está mixando uma música e inserindo delay em um solo, ajuste o efeito em um nível que combine com o que você tocou. A quantidade certa de delay para uma passagem lenta ou uma nota brilhante deve ser diferente da quantidade de delay para uma passagem rápida ou uma nota grave. Por exemplo, uma parte rápida com muito delay fica horrível.”
Steve Morse
sábado, 9 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 64)
64-NÃO DESISTA
“Leva tempo para aprimorar técnica. Todos nós passamos por dificuldades. Eu tinha dores de cabeça quando comecei a desenvolver aquele lance de oitavas, mas , com o tempo, fiquei melhor. Você só precisa perceber algum progresso em sua maneira de tocar, esse pequeno incentivo já é suficiente para faze-lo seguir adiante.”
Wes Montgomery
“Leva tempo para aprimorar técnica. Todos nós passamos por dificuldades. Eu tinha dores de cabeça quando comecei a desenvolver aquele lance de oitavas, mas , com o tempo, fiquei melhor. Você só precisa perceber algum progresso em sua maneira de tocar, esse pequeno incentivo já é suficiente para faze-lo seguir adiante.”
Wes Montgomery
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 63)
63-COMPRESSÃO
“Para obter um timbre bom e consistente, utilize compressão. Esse efeito faz a guitarra parecer viva em suas mãos, porque as notas se sustentam e não desaparecem logo depois que você as toca. Qualquer pedal de compressão serve. Sempre coloco o compressor no começo da cadeia de sinal, antes de ir para o amplificador. Ajustar todosos botões em 12 horas pode ser um bom ponto de partida, porque dá sustain extra e um pouco de respiração, sem influir demais no timbre básico.”
Adrian Belew
“Para obter um timbre bom e consistente, utilize compressão. Esse efeito faz a guitarra parecer viva em suas mãos, porque as notas se sustentam e não desaparecem logo depois que você as toca. Qualquer pedal de compressão serve. Sempre coloco o compressor no começo da cadeia de sinal, antes de ir para o amplificador. Ajustar todosos botões em 12 horas pode ser um bom ponto de partida, porque dá sustain extra e um pouco de respiração, sem influir demais no timbre básico.”
Adrian Belew
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 62)
62-PALHETADA CIRCULAR
“Use palhetada circular para tocar mais rápido. É uma antiga técnica do jazz. Angule a palheta e toque a corda com uma de suas bordas. Você já estará na posição certa para, na volta, palhetar para cima com a borda oposta. Toque com palhetada alternada em movimentos circulares, em sentido horário ou anti-horário. O movimento não é feito com o pulso, mas com os dedos que seguram a palheta. Quando estiver tentando pela primeira vez, comece com um círculo grande, apenas para pegar o jeito. Depois dealgum tempo, você será capaz de tocar 2 ou 3 notas muito rápido. A velocidade acontece porque o movimento da palheta não é interrompido por uma mudança dedireção. O círculo também proporciona fluidez às notas.”
Roy Buchanan
“Use palhetada circular para tocar mais rápido. É uma antiga técnica do jazz. Angule a palheta e toque a corda com uma de suas bordas. Você já estará na posição certa para, na volta, palhetar para cima com a borda oposta. Toque com palhetada alternada em movimentos circulares, em sentido horário ou anti-horário. O movimento não é feito com o pulso, mas com os dedos que seguram a palheta. Quando estiver tentando pela primeira vez, comece com um círculo grande, apenas para pegar o jeito. Depois dealgum tempo, você será capaz de tocar 2 ou 3 notas muito rápido. A velocidade acontece porque o movimento da palheta não é interrompido por uma mudança dedireção. O círculo também proporciona fluidez às notas.”
Roy Buchanan
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 61)
61-CONHEÇA A HISTÓRIA
“Os maiores músicos conhecem suas raízes musicais. Esse conhecimento proporciona autenticidade à nossa música. Eric Clapton e Keith Richards podem lhe ensinar muito sobre blues, mas é bom ouvir os artistas que os inspiraram, como Robert Johnson. É o velho ditado: Como você pode saber onde está indo se não sabe de onde veio?”
Marty Stuart
“Os maiores músicos conhecem suas raízes musicais. Esse conhecimento proporciona autenticidade à nossa música. Eric Clapton e Keith Richards podem lhe ensinar muito sobre blues, mas é bom ouvir os artistas que os inspiraram, como Robert Johnson. É o velho ditado: Como você pode saber onde está indo se não sabe de onde veio?”
Marty Stuart
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 60)
60-ABAFE
“Aprenda a abafar as notas para controlar microfonia e ruído ao tocar slide em altos volumes. Muitas pessoas tocam slide com palheta e usam a palma da mão para abafar o som. Com Duane Allman, aprendi a usar o polegar e os dois primeiros dedos, sem palheta. Se você tiver um slide de vidro ou metal em sua mão esquerda e uma palheta de plástico, em sua mão direita, você fica distante de seu instrumento. Você tem de aprender a tocar a nota e soltá-la antes de tocar a próxima. Assim, somente uma nota soa de cada vez. Funciona mais ou menos como um pedal abafador em um piano.”
Dickey Betts
“Aprenda a abafar as notas para controlar microfonia e ruído ao tocar slide em altos volumes. Muitas pessoas tocam slide com palheta e usam a palma da mão para abafar o som. Com Duane Allman, aprendi a usar o polegar e os dois primeiros dedos, sem palheta. Se você tiver um slide de vidro ou metal em sua mão esquerda e uma palheta de plástico, em sua mão direita, você fica distante de seu instrumento. Você tem de aprender a tocar a nota e soltá-la antes de tocar a próxima. Assim, somente uma nota soa de cada vez. Funciona mais ou menos como um pedal abafador em um piano.”
Dickey Betts
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 59)
59-IMPROVISO NO ESTUDO
“Quando for treinar em casa, elimine alguns recursos na hora do improviso. Por exemplo, escolha três notas e tente fazer um super-solo somente com essas três notas.Você terá de mexer na parte rítmica e na interpretação de cada uma das notas, além de descobrir sons diferentes que você pode tirar delas. Esse treino é muito importante para você explorar as características básicas do som (timbre, altura, intensidade etc.). Deixar de lado algumas características pode fazer com que você encontre soluções mais interessantes que outras.”
Kiko Loureiro
domingo, 3 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 58)
58-TEMPO PRECISO
“Você já sentiu que está tocando afobado, ansioso ou acabando a frase antes do que deveria? Então você precisa de um metrônomo para melhorar seu tempo. Faça o seguinte: toque um solo que tirou junto com o CD e ouça para atestar que está tudo em uníssono (se possível, grave a si mesmo enquanto toca junto com o original). Caso contrário, ajuste o tempo e pratique até soar em uníssono! Toque no tempo idêntico ao que foi gravado. Recomendo fazer isso com solos de Sonny Rollins, Coleman Hawkins, Charlie Christian, Wes Montgomery e George Benson. Se você curte outros sons, faça o mesmo com quem você considere os mestres da precisão. Tempo preciso favorece o suingue.”
Michael Leme
“Você já sentiu que está tocando afobado, ansioso ou acabando a frase antes do que deveria? Então você precisa de um metrônomo para melhorar seu tempo. Faça o seguinte: toque um solo que tirou junto com o CD e ouça para atestar que está tudo em uníssono (se possível, grave a si mesmo enquanto toca junto com o original). Caso contrário, ajuste o tempo e pratique até soar em uníssono! Toque no tempo idêntico ao que foi gravado. Recomendo fazer isso com solos de Sonny Rollins, Coleman Hawkins, Charlie Christian, Wes Montgomery e George Benson. Se você curte outros sons, faça o mesmo com quem você considere os mestres da precisão. Tempo preciso favorece o suingue.”
Michael Leme
sábado, 2 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 57)
57-IMPROVISAÇÃO
“Durante a improvisação, um solista deve interagir com os outros músicos, e vice-e-versa. O Miles Davis Quinteto era um grande exemplo. Assim que o solista pausava, um membro da banda tocava algo que indicava a direção do solo daquele ponto em diante. As melhores improvisações surgem dessa maneira. Igualmente importante é saber como responder a seu timbre. Por exemplo, se você está tocando com um som que não sustenta muito, é tolice tocar notas longas. As cordas graves tendem a soar melhor com um timbre mais magro; cordas mais agudas soam melhor com um timbre mais encorpado. Esse é o motivo pelo qual bons guitarristas, durante seus solos, ficam mudando o ajuste do seletor de captadores e dos controles de tonalidade e volume.”
Warren Haynes
“Durante a improvisação, um solista deve interagir com os outros músicos, e vice-e-versa. O Miles Davis Quinteto era um grande exemplo. Assim que o solista pausava, um membro da banda tocava algo que indicava a direção do solo daquele ponto em diante. As melhores improvisações surgem dessa maneira. Igualmente importante é saber como responder a seu timbre. Por exemplo, se você está tocando com um som que não sustenta muito, é tolice tocar notas longas. As cordas graves tendem a soar melhor com um timbre mais magro; cordas mais agudas soam melhor com um timbre mais encorpado. Esse é o motivo pelo qual bons guitarristas, durante seus solos, ficam mudando o ajuste do seletor de captadores e dos controles de tonalidade e volume.”
Warren Haynes
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
100 dicas para tocar melhor (Parte 56)
56-OUÇA DIFERENTES INSTRUMENTOS
“Ouca diferentes instrumentos. O foco apenas na guitarra vai lhe trazer somente uma perspectiva, que se limita a articulação, fraseado e patterns. Ouça também, com a mesma atenção, os vocais, sopros, bateria e outros instrumentos de corda e os que mais eu tiver me esquecido de por aqui, de modo que assim você poderá ter novas ideias e dimensões da música.”
George Harrison
“Ouca diferentes instrumentos. O foco apenas na guitarra vai lhe trazer somente uma perspectiva, que se limita a articulação, fraseado e patterns. Ouça também, com a mesma atenção, os vocais, sopros, bateria e outros instrumentos de corda e os que mais eu tiver me esquecido de por aqui, de modo que assim você poderá ter novas ideias e dimensões da música.”
George Harrison