quarta-feira, 10 de abril de 2013

James Taylor tem dedos mágicos

Mesmo com um artista tão inovador como James Taylor, eu assumi que a maioria dos aspectos de seu estilo de violão e técnica seria relativamente ortodoxa. E tudo isso acabou sendo nada.

Embora há muitos grandes dispositivos musicais que ele emprega todo o seu repertório amplo de folk-rock hits, eu acho mais fascinante é a forma como ele aborda acordes dedilhado. Especificamente, o seu método para dedilhar o padrão de acordes maiores e principalmente o D merece uma atenção especial.

Qualquer um que tenha passado algum tempo com o violão, provavelmente mergulhou nos clássicos acordes de CAGED. Estes são os seus mais comumente jogados acordes maiores para C, A, G, E, D e usando cordas abertas. E, A e D são especialmente interessantes porque esses três são todas as variantes do mesmo dedilhado, apenas a partir de uma raiz diferente ou corda.

Em qualquer caso, deixando toda a teoria de lado (embora eu vou voltar a este ponto), a maioria dos guitarristas e violonistas normalmente monta acorde D, como mostrado em baixo à esquerda. No entanto, James mantém os dedos de uma corda D, como mostrado abaixo à direita.



             








Acorde D padrão a esquerda e a direita estilo James Taylor

Esta não é uma substituição difícil de fazer, e de certa forma, se sente tão natural ou mesmo mais natural do que a digitação comumente aceita.

No entanto, quando você começa a olhar para o acorde de A maior (abaixo à esquerda), James usa uma abordagem semelhante - uma abordagem que na minha opinião isso requer dedos mágicos. O dedilhado padrão para um acorde maior é mostrado como esquerdo, mas James usa um dedilhado mostrado abaixo de direito que é o exato inverso.











Lá maior standard e lá maior usado por James Taylor.

Eu não tenho as mãos maiores, e eu mal posso colocar meus dedos para caber em ou abaixo do segundo fret usando esta configuração. Para piorar a situação, James é 6'3 "com as mãos muito maiores, por isso ou ele tem dedos menores do mundo (o que poderia ser parte da equação), ou ele tem dedos mágicos que podem se mover dentro e fora deste tipo de dedilhado com facilidade.

Tomando esta questão um passo adiante, James muitas vezes usa o capotraste até a terceira casa para músicas como "Fire and Rain" e "Something In The Way She Moves", de modo que seu acorde A é, na verdade, um acorde C (para fins vocais). Se você olhar para um violão, você pode ver que, como você ir mais alto até o pescoço, o espaço entre os trastes se torna mais estreito. Mas ele ainda emprega a técnica de dedilhado mesmo.

Eu sei disso porque Youtube me disse isso. Se você avançar para: 20 do vídeo de "Fire and Rain" abaixo, você vai ver (capotraste no terceiro traste) que ele usa o dedilhado D maior para o dedilhado Um importante que eu já mencionei. Isto é, quando ele canta:

              D                     A
They let me konw you were gone



Do ponto de vista teórico (infelizmente, eu disse que eu ia voltar a este), a abordagem de James para dedilhar esses acordes faz sentido, porque, você pode facilmente passar de variantes maiores e menores do mesmo acorde simplesmente movendo o dedo primeiro um traste inferior (ver abaixo).











James Taylor lá maior e lá menor

No entanto, a principal vantagem da abordagem convencional é que você pode jogar em suspensões com facilidade. Com a abordagem de James, você precisa ser muito ágil com o seu dedo mindinho para fazer isso acontecer (um assunto completamente diferente para outra hora), mas se você tem dedos mágicos, claro, bem, não há problema.

Somente outra variável dessa equação é que os violões que ele usa são de alguma forma de uma escala maior. Feitos por James A. Olson Guitarras , nenhuma menção é feita de qualquer coisa no desenho que seria a favor dessa técnica.

 Assim, proponho que James Taylor tem dedos mágicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário