terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Fazendo um nut (de osso) a partir do zero

Eu gostaria de mostrar como fazer um nut para um violão acústico (ou elétrica) do zero.  E para isso um par de razões:

1. Um nut de idade (velho), pode estar gasto ou danificado

2. Pode não ser capaz de confiar ou não pode não estar satisfeito com a forma do nut anterior.

Então, vamos olhar primeiro o paciente. Aqui está um violão faltando seu nut. Apenas uma nota rápida aqui... existem alguns restos de cola na ranhura e que deve ser removida com uma faca afiada antes de prosseguir.


Supondo que você já limpou toda a cola, e estão prontos para começar a fazer um nut, primeiro você precisa de um em branco zerado.

  Aqui está o meu: 


Eu ia dizer que a primeira coisa que você precisa fazer é  deixá-lo fino para que ele caíba no slot, mas acontece que o que eu tinha era já estava perfeito. Se você precisar diminuir um pouco, basta lixá-lo. Ah, e se a barra já é muito fina, então esqueça; você vai precisar de um nut novo e gordo.


Até agora, temos um nut que é a espessura correta, mas não a largura ideal.


 Marque as bordas com um lápis e corte o que sobra com uma serra (não enquanto ela está no violão, como a foto pode sugerir).


O próximo passo é moldar o nut novo para ter o mesmo raio que o braço, e assegurar que as cordas passaram por cima dele em uma altura adequada acima dos outros trastes. Este é o passo que você pode perder se você acabou de traçar o contorno do nut anterior, e é também onde muitas pessoas ficam presas. No entanto, não é o mais difícil de tudo.

Você vai precisar de uma ferramenta muito especializada para esse próximo passo, ou seja, o "lápis metade".

Aqui está um "lápis inteiro". Precisamos dividi-lo para baixo seu meio.


Primeiro vamos remover aquela coisa incômoda borracha na extremidade. Um par de alicates vai fazer esse trabalho.


Uma faca afiada decente e forte é necessária agora. Eu não recomendo usar uma faca artesanal para isso é muito frágil. Aqui é a faca que eu usei.



IMPORTANTE: Se você não sabe como usar uma faca com segurança, pare por aqui. Eu não serei responsável por quaisquer danos que possam causar a si mesmo.

Se você olhar para a ponta do lápis, você pode ter a sorte de encontrar onde as duas metades foram coladas originalmente (sim, isso mesmo, um lápis tem duas metades, além do chumbo que não basta fazer um furo através de um longo pedaço de madeira e inserir a liderança dessa forma). 


Infelizmente para mim, eu não podia ver a junção, então eu tinha que adivinhar. Minha primeira tentativa foi um desastre.


Trabalho de detetive revelou ainda uma linha tênue abaixo dos lados, então eu tentei seguir isso. Sucesso!



O lápis metade é bem difícil, nesta fase, não menos importante, porque a liderança em si permanecerá praticamente intacta. Isso é bom.


O que precisamos agora é o nosso pedaço de lixa fiel sentado em uma bela peça plana de, bem, praticamente qualquer coisa dura (no meu caso um piso).


Lixe a parte inferior do lápis até que você tenha uma superfície plana e agradável você é agora o orgulhoso proprietário de um lápis metade!


Você pode ver na foto como o carbono passou para toda parte. É provavelmente uma boa idéia lavar as mãos, nesta fase, para evitar marcas de carbono mais indesejados. Além disso, para impedir o lápis de cair (não há realmente muitos que a sustentam nesta fase), eu recomendo executando um comprimento de durex (fita adesiva) ao longo da parte exposta do lápis para segurar as partes todas juntas.

Coloque o lápis sobre os trastes e puxe-o em todo o braço do violão, enquanto desenha uma linha sobre o nut (que você precisa para mantê-lo no lugar para esta parte).


Você terá agora uma linha marcada no nut, onde, se você fosse para o arquivo abaixo desta linha, seria exatamente em linha com os outros trastes.


Na verdade, você precisa fazer uma linha um pouco maior do que essa. Algumas pessoas recomendam que se faça a mão livre, mas eu prefiro colocar algo sob o lápis e desenhar uma outra linha.

Uma boa distância segura é de cerca de 1 ou 2 mm. Eu pensei que tinha um desses agitadores de café de madeira, mas eu não poderia encontrá-lo, então eu usei um palito de sorvete.


Você pode gravar este para o fundo do lápis e desenhar uma outra linha para dar-lhe uma linha (segura) bom para moldar o nut antes de começar a fazer os slots das cordas.


Aqui está o nut com a segunda linha traçada:


E aqui está ele lixado até que a linha:


A próxima coisa a fazer é marcar a posição dos slots das cordas. Para isso eu tenho um gráfico de posição pouco agradável. Eu tenho com os meus arquivos de nut, mas eu tenho certeza que você poderia encontrar uma impressão bastante facilmente online. Caso não, voce poerá usar o nut antigo como referência.


Aqui estã as lâminas para raspar o nut que estou usando:


Eu uso as minhas lâminas de nut para apresentar ranhuras para cerca de meio caminho entre as duas linhas (não esta completamente terminado na foto).


Lembre-se de não apresentar os slots exatamente de nível (horizontal), mas com um pouco de um ângulo, inclinado para baixo em direção ao headstock do nut.


Vocês provavelmente também querem moldar a parte de trás do nut de modo que ela se curve um pouco para baixo no lado do headstock. Isso ajuda as cordas para encontrarem seu caminho para as cabeças das tarraxas sem muita interferência.


A próxima parte não é totalmente necessário, mas se você quiser fazer um nut agradável e brilhante, você pode usar algo como estas almofadas de micro malha: esse é um produto bem específico e difício de achar.


Primeiro use a mais dura de todas (ter cuidado para não alterar a forma ea  espessura do nut), em seguida, passar através de cada bloco até chegar a um mais suave. Você vai acabar com uma peça brilhante agradável. Você poderia apenas como facilmente usar diferentes graus de lixa para fazer este trabalho, ou, eventualmente, algum tipo de abrasivo ou outros

Aqui está o acabamento cheguei depois do trabalho de apenas alguns minutos com as almofadas de micro malha:


Tenho certeza de que um acabamento ainda melhor poderia ser alcançado com um pouco mais de esforço.

Então agora é hora de testar o nut  no violão. Não a cole no lugar nesta fase.


Como você pode ver as cordas estão com a ação um pouco alta, mas a boa notícia é que podemos simplesmente retirar um pouco de altura apenas lixando o fundo do nut agora. Não há necessidade de fazer tudo outra vez, lamina de slot, modelagem, e acabamento brilhante de novo .

Eu marco o nut com o meu melhor palpite de quanto devo retirar (lembre-se você sempre pode ter a mais sobrando, mas realmente não pode acrescentar de volta), então é melhor tirar um pouco de cada vez.


Após outra instalação de ensaio e remoção de alguma altura e estou feliz com os resultados, apesar de eu tocar com ele por um tempo antes de decidir, com certeza.


Uma vez que tenha certeza que esta feliz com o seu nut, você pode colá-lo no lugar (embora isso não seja absolutamente necessário, como as cordas vai mantê-lo no lugar muito bem. Só tenha o cuidado de nunca remover todas as cordas ao mesmo tempo).

A questão é que cola e quanto usar. Eu recomendo uma cola muito fraca. Cola branca para artesanato, mesmo diluída cerca de 50% é mais que suficiente. Uma única gota próximo de cada extremidade da parte inferior do nut já é suficiente.

Finalmente, aqui está o paciente feliz, com seu nut de osso novo, feito a partir do zero. Por favor, sinta-se livre para deixar uma mensagem ou se você tiver quaisquer perguntas ou comentários.


4 comentários:

  1. muito bom! mas fala que banda toca a musica "Edsão" ali de cima é muito boa!!
    Parabéns pelo nut e pelo bom gosto musical.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. A banda se chama The Cacildis:
      https://soundcloud.com/thecacildis
      Abraço.

      Excluir
  2. Muito legal! Por acaso, onde você comprou essas serras para fazer os cortes pode onde passa a corda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não comprei. Essa matéria eu traduzi de um site inglês...
      Abraço.

      Excluir