quinta-feira, 21 de julho de 2011

Reduzindo a ação das cordas no rastilho


Tão baixo quanto possível, mas sem zumbido ou trastejamento.

Esse é o pedido geral da maioria de nós músicos, que realmente não quero estar a tocar na ação mais dura do que o necessário para esmagar as cordas para baixo dos trastes. Afinal, estamos repetindo as manobras da mão esquerda, uma e outra, às vezes horas de cada vez. Alguns milímetros a mais pode significar a diferença entre sucesso e a tendinite.

Um dos maiores problemas na criação de seu violão é que não há medidas muito concretas. Claro, existem padrões de fábrica, mas aqueles que não podem levar em conta que nós todos diferimos em nossas necessidades. A maneira como você segurar uma picareta, o volume em que você joga, a escala de comprimento, o indicador de cordas, e muitos outros fatores influenciam o desempenho do seu violão. Assim, pelo menos até certo ponto, seria vantajoso se você pudesse fazer os ajustes em ação por sua conta mesmo, se então você não teria que levar seu violão até a loja para as pequenas mudanças incrementais.

Nos últimos anos, tem havido tentativas de produzir uma ponte ajustável, mas esses esforços têm sempre resultou em um som menos do que satisfatória. A mais memorável delas foram feitas por Gibson:


Enquanto a maioria das pontes ajustáveis ​​não eram tão desajeitado como este ponte Dove Tune-A-Matic, todos eles tem tom prejudicada mais do que estavam dispostos a tolerar. Tanto para ajustes user-friendly ação.

Mas, se você estiver forte de coração e em todos os mecanicamente inclinado, você pode fazer alguns ajustes de sua própria ação, sem entrar em muitos problemas. Se seu violão tem um captador com um elemento sob o rastilho, você pode querer reconsiderar fazer seus próprios ajustes. É relativamente fácil de estragar o contato do rastilho com o captador e / ou danificar o próprio elemento.

Enquanto escrevo este artigo, eu estou supondo que você entenda sobre alguma coisa sobre o ajuste no tensor, configuração de ponte e de rastilho, e diagnóstico ângulo do braço.

Presumindo que o tensor está configurado corretamente, e que a ação na porca é aceitável, praticamente todos os ajustes de ação são feitas no rastilho. (O tensor afeta a ação no que diz respeito a tocabilidade, mas ele não está lá para ajustar a altura das cordas. Ou seja a altura das cordas em relação o braço se ajusta no rastilho. E uma vez configurado corretamente, é pouco provável que precise mudar.)

Como idade do violão, a ação geralmente aumenta. Os arcos de topo para cima, o superior "ombros" girar a frente um pouco, permitindo que o pescoço para puxar para cima um pouco. É por isso que na maioria das vezes, ajustando ação significa redução ação.

Se a ponte é saudável como esta, e tem um rastilho razoavelmente alto, você pode diminuir a ação de forma segura sem incidentes:


Se há rastilho muito pouco furando acima da superfície da ponte, você pode precisar de considerar se é hora de redefinir o pescoço ou se faz sentido para cortar a parte de madeira da ponte inferior ou seja no cavalete, além de diminuir o rastilho.

Espero que eu tenha obtido todas as "ressalvas" fora do caminho até agora. Aqui está um procedimento geral para diminuir a ação em um violão de outra maneira saudável. Este instrumento, por sinal, é um modelo de Santa Cruz H.

Como você pode ver, a ação mede uns 0,5 cm no décimo segundo traste, medir o espaço entre o fundo da cadeia e do topo do traste:


Como regra, eu tento trabalhar com 0,2 cm de incrementos ao ajustar a ação. Neste caso, eu gostaria de baixar a ação para 0,3 cm.

Se a ação for descer para  0,3 cm no décimo segundo traste, então eu devo diminuir o rastilho por 0,2 cm. Um simples pedaço de sobras de trigonometria no ensino médio!

Vou tirar as cordas, e pegar o rastilho com um par de alicates, e removê-lo. Então, vai até a minha superfície plana (aqui, um pedaço de telha de mármore, em casa, uma bancada) Eu vou segurar um lápis afiado até a minha regra no 0,2 cm marca:


Mantendo o lápis firme, eu vou simplesmente esfregue o rastilho contra o ponto, dando-me uma linha perfeita exatamente na altura que eu quero:


Linha de pouco agradável, limpo como quiser:


Então eu vou lixar o rastilho no fundo, esfregando-o em um pedaço de lixa 150 pressionada para a superfície plana:


É isso aí. Assim que a minha linha é lixada de distância, eu posso substituir o rastilho.

E, minha ação será direito de 0,3 cm.


Agora, a ação sob a primeira seqüência aconteceu a necessidade de ser reduzida por apenas a mesma quantidade, então minha medição foi fácil. Se eu quisesse diminuir a ação mais sob o baixo do que os agudos, eu teria a minha linha traçada no ângulo apropriado.

Se eu quisesse diminuir a ação diferenciada, ou se o rastilho for entalhado ou danificados em cima, eu posso diminuí-lo a partir do topo. Eu poderia usar a mesma técnica de marcação, o poderia traçar uma nova curva "de olho" para aproximadamente as dimensões Acho que poderia funcionar melhor:


Então vou lixar a parte superior do rastilho para a linha:


Par recriar o raio ou borda superior arredondada basta esfregar o rastilho de um lado para outro na lixa:


E termine com a ajuda da lixa 320 para arredondar mais e suavizar a borda superior para obter uma boa superfície de apoio para as cordas:


Se eu segurar o rastilho contra uma régua, eu posso ver o meu progresso no arredondamento por cima:


Se eu ir longe demais na redução do meu rastilho, posso calço-lo de volta com pequenos pedaços de lâminas de madeira ou filetes de papel gosso. Mas, prefiro fazer um novo, em vez de criar um calço no antigo tanto por razões tonais quanto estruturais e esteticas.

Alguns violões apresentam dificuldades especiais. Alguns Martin mais velhos podem ter um "meio-cut" rastilho que é colada no local. Fato comum em alguns violões folks atuais como Lauren e outras marcas famosas no Brasil. Não existe nenhum truque significativo para remover um desses rastilhos, que muitas vezes são destruídos no processo. Da mesma forma, é uma dor para fazer um novo e confuso para por um calço no antigo.

Aqui, vou trabalhar no rastilho sem removê-lo:


Eu tenho o tampo do violão protegida com algum papel cartão pesado de estoque leve fixada no lugar.

Eu estou usando uma lima com lixa dupla para raspar o topo do rastilho, deixando-o mais baixo em cima:


Esta é uma lima especial para moldar o rastilho:


Acho que é a ferramenta ideal para o arredondamento de rastilho.

Mas eu posso trabalha com segurança na ponte, e eu posso produzir um raio ideal no rastilho:


Então, protegendo a ponte com alguma fita adesiva, que pode atenuar a o rastilho com alguma lixa 320:


Eu não conheço nenhum mecanismo de violão que gosta de tocar com  rastilho colado no cavalete . Há sempre o risco de que você precisa levantar o rastilho mais tarde, e isso é muito trabalhoso, o que com a obtenção do antigo com segurança, fazer e colar no novo.

16 comentários:

  1. Muito bom. Mas quanto custa um rastilho de osso?

    ResponderExcluir
  2. A corda "G" do meu violão esta quebrando sempre em cima do rastilho. Qual a causa disso ? E como resolver esse problema ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De imediato, pode tentar usar cordas mais grossas, 0.11 por exemplo. Ou usar afinação D G C F A d com o capotraste na segunda casa. Para ficar na afinação padrão. Ou ainda, se tiver alguma habilidade pode tentar lixar um pouquinho o rastilho na área de corda G, mas isso seria arriscado. Não recomendo se não tiver experiencia.

      Excluir
  3. Baixei o meu rastilho demais e agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felipe. Você pode tentar fazer um calço para o seu rastilho usando pedaços de palitos de fósforos, mas é paliativo. Provavelmente você vai ter que comprar outro. No mercado livre tem várias opções. Sorte aí. Abraço.

      Excluir
  4. Qual é o tipo de rastilho correto para o violão corda de aço? Esse que vc lixou serve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Genival.
      Os mais indicados são os feitos de osso, tanto para violão aço quanto nylon, mas os de plástico e resina também são bons e sevem muito bem.

      Excluir
  5. Posso usar rastilho sem inclinação? ?

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu sou canhoto e comprei um Takamine pra canhoto, mas ao checar o rastilho percebi que ele estava adaptado pra destro, ou seja, a parte mais alta (ele não é plano) fica aonde coloco as cordas agudas. O pior é que o rastilho fica ligado ao captador impedindo que eu faça sozinho essa troca. Tu tens uma sugestão pra sanar meu problema?

    ResponderExcluir
  7. Excelente post. Parabens.

    Tenho um violão de nylon que as cordas estão trastejando muito, impossibilitando de tocar. Tem alguma sugestão ou dica que possa fazer com o meu violão?

    A troca do rastilho pode resolver esse problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Giullio Monforte.

      Pode tentar trocar o rastilho e ver o que acontece. Mas acredito que o melhor que você tem a fazer é levar o instrumento para um luthier.

      Excluir
  8. Diego, tenho um violão Crafter Aço e verifiquei que embaixo do rastilho existe algo como um fio de cobre em malha, que acredito ser o captador de rastilho flexível. Notei que embaixo dele existem algumas lâminas brancas, similares a outras que vieram junto com itens do violão. Gostaria de saber se posso considerar retirar as lâminas para reduzir a tensão das cordas.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabian Malheiros.

      No seu caso recomendo que não mexa. Leve para a avaliação de um Luthier de sua confiança.

      Ele saberá exatamente o que fazer.

      Excluir
  9. olá!
    estou com medo de baixar meu rastilho pela pela parte de cima pois além dele ser duplo, não é de osso, é uma especie de plástico ou acrílico. e por baixo é impossível. é um takamine gd 71. qual é a melhor forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na dúvida não mexa. Leve num Luthier. Até porque se trata de um violão bom e caro. Boa sorte, amigo.

      Excluir