sexta-feira, 15 de julho de 2011

Conselhos sobre limpeza do instrumento

Você não pode tocar seu violão sem tocá-lo. E você não pode tocá-lo sem ficar pelo menos um pouco sujo. Se você tomar um pouco de tempo para fazer algumas "preventivas" de limpeza cada vez que você toca, você pode evitar uma série de problemas futuros.

Neste breve artigo, eu vou lidar com as coisas fáceis primeiro, e prossiga para mais drásticas de limpeza e polimento.

Nenhuma dúvida sobre isso, um pano de algodão macio é melhor para o polimento e limpeza do instrumento. Você pode obter uma flanela "pano de polimento de guitarra ou violão" de sua loja de música local e tenha certeza de que ele é seguro para uso em qualquer instrumento:


Uma velha camiseta de algodão 100% faz uma ferramenta de grande guitarra de limpeza, e quanto mais ele foi lavado a mais livre é a partir fiapos:


Melhor evitar limpá-lo com a área de impressão de camiseta. Algumas das tintas serigrafia são grossos o suficiente para arranhar um acabamento delicado.

Toalhas de papel pode realmente zero terminar um violão muito bem, especialmente se for laca ou polimento francês. Se você gostaria de usar um pano descartável, então, fazer o nonwoven "toalhas de loja" que vêm em um rolo ou em uma caixa. Eles custam cerca de três vezes mais do que toalhas de papel, mas não rasgs em água, e eles não vão a zero:


Quando você limpar o violão inteiro depois de cada vez que toca, você realmente faz um pouco de polimento, também. Na verdade, basta limpar com um pano de algodão vai manter uma guitarra parecendo como novo. Algumas áreas, como a parte sob as cordas, pode parecer um pouco difícil de alcançar, mas não é tão difícil se você simplesmente empurrar o pano de limpeza abaixo lá para tirar a poeira da superfície.


Falando de cordas, você pode extremamente aumentar a vida útil das cordas tonal limpando vigorosamente a cada vez que você jogar. Alguns músicos ainda limpam suas cordas por baixo de vez em quando, após uma sessão. Simplesmente pega a corda através do pano e esfregue para cima e para baixo o comprimento de cada corda:



Você também pode manter o fingerboard relativamente limpo, limpando direito sobre a placa, cordas e tudo.

Como você limpar o acabamento, particularmente na parte superior e para trás, você pode notar algumas manchas ou áreas que não vêm perfeitamente limpo. Impressões digitais, manchas e sujeira outros podem responder bem a um rastro de umidade. "Huff" alguns hálito quente sobre a superfície da maneira que você faria se estivesse prestes a limpar o interior do pára-brisa do seu carro. Apenas um pouco de condensação de umidade pode ser o suficiente para permitir que você limpe a área ofender limpo.

Se o seu instrumento parece ter uma "névoa" persistente sobre a superfície do revestimento, você provavelmente vai precisar usar um monte de panos de limpeza. Rewiping com um pano usado pode depositar que a contaminação de volta na superfície. Então, se você estiver limpando um instrumento com um monte de névoa de superfície, você vai precisar para continuar a usar roupas novas que você vá. Eu, por vezes, através de mais de meia rolar um daqueles limpadores de pára-azul fazendo uma guitarra única!

Se você precisa de poder de limpeza um pouco mais, tente umedecer o pano de limpeza com um pouco de detergente neutro em água. O pano, e não a guitarra. Dessa forma, você será capaz de controlar a quantidade de água realmente fica na superfície. A idéia é usar como umidade mínimo possível, para evitá-lo entrar em qualquer vazios minúsculos no acabamento:



Siga limpando com pano umidecido por polimento com e outor pano seco para remover qualquer excesso.

Há lotes de polir violão comerciais e produtos de limpeza no mercado. Eles são basicamente de três tipos - produtos de limpeza à base de água, cremoso, limpeza à base de água com abrasivos muito fina, e óleos. A maioria destes são produtos bons, e, usado de acordo com as direções, dará bons resultados.

Óleos irá remover manchas oleosas, mas pode não ter qualquer efeito sobre a sujeira solúvel em água. Produtos de limpeza à base de água (que se parecem semitransparente na garrafa) deve ser pulverizado sobre um pano e não no instrumento, e vai limpar a sujeira solúvel em água melhor. O polimento cremosa pode ter um abrasivo leve, e devem ser evitados se você tiver um "matte" ou guitarra terminou maçante. Muito polimento pode causar um acabamento semi-brilho para tornar-se brilhante em patches.

Bem, tanto para as coisas fáceis! Como cerca de violões que são velhos, ou que tenham problemas mais graves, ou acabamentos danificados? Alguns problemas de limpeza e polimento são resolvidos de melhor forma por profissionais, e alguns acabamentos são tão danificado que não há nada a ser feito.

Fita adesiva, adesivos e alguns acessórios auto-adesivo pode deixar um resíduo pegajoso trás quando você removê-los:



A maioria dos polidores hoje em dia tem água e são ineficazes na remoção deste tipo de geo. Espíritos mineral ou nafta (fluido mais leve) não vai ferir o acabamento, e normalmente irá dissolver o resíduo pegajoso:





Aplique o solvente com um pano descartável, e vire o pano muitas vezes para evitar manchar o adesivo ao redor do fim. Uma luz polimento com um pano úmido deve cuidar de qualquer estrias solvente deixado para trás.

Como você toca seu violão os suores de suas mãos, e outras sujeiras ficam grudadas na escala. Na verdade, o fingerboard é a parte mais suja na maioria dos instrumentos:


Quando você está mudando as cordas, você tem uma oportunidade para limpar o fingerboard e realmente limpar as coisas. (Bombril, não fere qualquer escala a tirar todas as cordas fora, ao mesmo tempo.) Se o acúmulo de sujeira é muito ruim, simplesmente limpando com um pano úmido não será suficiente. Obter um pouco de lã de aço extra fino (grau # 0000) e esfregue o fingerboard delicadamente em toda a sua superfície, paralelamente aos trastes:


Como você esfrega, certifique-se de não prender as extremidades dos trastes! Geralmente não há necessidade de agentes de limpeza, porque a lã de aço irá raspar a sujidade. Alguns jogadores falam de "alimentar" a superfície inacabada do fingerboard com óleo. Escalas não são realmente com fome e realmente não precisam de ser alimentados, mas uma leve camada de óleo dá-lhes um olhar terminado e limpo. Se você optar por petróleo do fingerboard, fazê-lo com cuidado. Use uma pequena quantidade de óleo de limão ou óleo mineral sobre o pano, limpe-o no braço, e depois limpe tudo fora. Você não quer saturar o fingerboard, e você não quer um monte de óleo escorrendo para o fret slots. Se houver rachaduras no seu fingerboard, considere tê-los cheios profissionalmente, e não obter petróleo nas rachaduras Geralmente, você vai querer ficar longe de linhaça e outros óleos vegetais naturais, que se tornam pegajosos e gummy ao longo do tempo.


Este tipo de limpeza fingerboard deveria ser um evento de uma vez por ano, no máximo. Esfregar muito e lubrificação pode facilmente fazer mais dano do que bem.

Óleo de limão e os outros óleos são geralmente vendidos como polidores de instrumento. Nenhuma dessas irá ferir qualquer acabamento, e pode ser usado sem medo de danificar o acabamento em si. Os limpadores tipo de óleo tende a remover a sujeira de óleo solúvel, MAS, é muito importante perceber que os óleos e ceras podem penetrar qualquer quebra de pouco no acabamento, e poderá fazer uma grande bagunça ao longo do tempo.

Um violão com rachaduras ou um acabamento "enlouquecido", deve ser abordada com cautela extrema. Polidores oleosa vai leach através das rachaduras no acabamento e manchar a superfície da madeira, e as manchas irão "sangrar" e se tornar mais feio como o passar dos anos:


O violão branca cremosa comercial lustradores deixará um alto brilho, e vai limpar um novo acabamento lindamente. Mas um acabamento, o velho louco vai absorver o polimento e vai parecer um antigo leito do rio seco com o branco rachaduras descritas:



Alguns polidores cremosa têm uma tendência a se acumular na superfície, deixando um filme para trás. Este filme pode olhar brilhante e limpo, mas pode realmente ser um pouco provável que a água local e recolher a sujeira. Assim, é possível construir um revestimento de revestimento waxy que em si requer mais manutenção do que o acabamento por baixo. Se você tiver um problema com uma marca de polidor cremoso, tente limpá-lo fora com o detergente luz e água em um pano, em seguida, mudar para outra marca.

Arranhões na superfície muito leve pode muitas vezes ser "apagado" na mão, usando uma variedade de compostos de polimento automotivo e de plástico. Para obter recomendações sobre este tipo de polidor, consulte o seu profissional local luthier.

Eu particularmente sou fã Novus plástico polidor # 2. Ele deixa um brilho intenso sem um resíduo graves:


Siga o # 2 com o # 1 spray para deixar uma superfície livre de estática clean:


Riscos profundos, cicatrizes, e outras soluções de continuidade do acabamento tendem a atrair a sujeira como ímãs. Polimento, seja com água ou produtos de limpeza oleosa, simplesmente esfregue a sujeira à direita para os riscos:



Instrumentos modernos pode ser terminado com um revestimento de polímero catalisadas que é bastante inerte e não afetados pela transpiração e oleosidade da pele. Laca nitrocelulose é muito mais reativa, no entanto, e precisa de um pouco de entendimento para evitar dificuldades de limpeza ou polimento.

O acabamento na parte de trás do pescoço começa a maioria de manuseio de todos. Como ele é tratado, o verniz pode reagir a sua química da pele e se torna frágil, aumentando a taxa na qual ele usa:


Depois de "milhagem" o suficiente o simples ato de tocar uma guitarra vai vestir a terminar nas áreas que são tratados os mais:


Escusado será dizer que você não pode limpar o acabamento se é desgastado fora!

A área do topo, onde você coloca o antebraço é particularmente vulnerável a transformar-se suavizado, uma vez que reage a química de seu corpo:


Como o acabamento do pescoço, ele usa prematuramente quando se torna macio, e pode, eventualmente, ficar assim:


Agora, esses são exemplos extremos de desgaste a longo prazo, com certeza. Mas, o amolecimento do revestimento pode ser notada mesmo quando uma guitarra verniz acabado é muito jovem. Se você notar uma área maçante, onde seu braço atravessa a face, não ser ansioso para tentar usar polidores vigorosamente. Você pode ter um acabamento ligeiramente amolecida, e seria uma boa idéia para levá-la a um luthier profissional para alguns conselhos.

Áreas com acabamento quebrados são melhores deixado sozinho. Ao invés de usar pomadas ou solventes, basta limpar com um pano seco é o melhor que você pode fazer para manter essas áreas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário