terça-feira, 26 de julho de 2011

Redução da ação na ponte do Ukulele

Muitos, se não a maioria, "vintage" ukuleles parecem ter sido feitos com o rastilho bastante baixo, o que pode se fazer para diminuir a ação na ponte é um pouco de esculpimento. Se a ponte é espessa o suficiente, é possível e razoável para ramover cerca de 1 cm fora do alto da ponte a fim de reduzir o cavalete na mesma quantidade. A questão principal é a certeza de que a estrutura remanescente da ponte é forte o suficiente para ancorar firmemente as cordas.

Eu estou trabalhando em um "estilo 1" Martin ukulele que tem uma ponte grossa agradável com rastilho muito pequeno acima da superfície, e meu objetivo será o de diminuir a ação para apenas 0,3 cm.

Primeiro, vou usar algumas das fitas que fabricante do sinal super baixo tack de transferência para proteger a superfície circundante:


Eu não estou terrivelmente preocupado em proteger a parte superior do deslizamento de uma ferramenta, porque eu tenho um avião bom afiada e uma mão razoavelmente estável. Mas, eu vou estar usando uma lixa mais tarde no trabalho, e é muito fácil de arrastar um pedaço do outro lado da superfície acabada causando arranhões leves, mas desagradável um pouco.

Aqui está um plaina que eu mencionei. É um clássico "Clifton" com encaixe plano . Eu acho que Clifton chama de "plaina ombro." É a minha ferramenta favorita para este trabalho, porque ela simplesmente passa para a borda exata do corpo do avião em ambos os lados, e é muito pesado, tornando-se estável como eu empurrá-lo:


Você não pode vê-lo nesta foto, mas a lâmina é muito afiada e tem um ângulo mais acentuado do que o corte ele veio com. Eu não sei o ângulo exato - é um pouco mais de 45 graus, medidos desde a planta do avião. O ângulo de corte torna mais difícil para um push, mas desde que o plano é tão estreita, que não é um problema sério. Quanto maior o ângulo, menos provável é a causa danificar a madeira.

Com um aperto firme no corpo, eu vou de avião a quantidade adequada para fora da borda traseira da ponte, usando a sela (rastilho) como meu guia:


O rastilho é de ébano e é colada no lugar, então eu acho se eu posso fazer este trabalho todo, sem ter a sela fora, eu vou poupar algum tempo e esforço.

Eu inventei esse indicador pouco cortando um entalhe em um pedaço de um cartão de visita, para que eu possa medir meu progresso como eu cortei a borda dianteira para combinar com o verso:


Um par de passes rápida com a plaina, e eu vou ter o rastilho abaixado para combinar com sua altura original acima da ponte.

Aqui está um close do plaina em ação, como vou repor a lâmina de uma dar a luz super "varredura" cortar a verdade até a extremidade traseira:


Este é o fim do negócio de um editor de fret. É o tipo que vem com três diferentes "brocas" ou lâminas cortantes, dimensionada para fino, médio ou jumbo fret fio. Eu não usá-lo para frets, mas eu acho que ele é apenas uma ferramenta a mais para o arredondamento de rastilho que são colados no local:


Alguns cursos é tudo o que preciso para obter um contorno agradável arredondado na parte superior da sela:


Eu vou usar um bloco de lixamento semiduros (cortiça) e alguns lixa 180 para arredondar as costas e bordas frontais aos seus contornos original, e acabamento de lixa com 280, em preparação para o acabamento eu estarei acrescentando:


Um pouco de madeira de nogueira escura enchimento colar limpou a goma-laca laranja e alguns aplicada com um cotonete dá-me um jogo muito perto da cor original:


Poucos dias depois, após as aplicações um pouco mais de goma laca, eu tenho um reparo bem acabados:


A ação que era de 0,5 cm caiu em 0,2 cm menor no 12 º traste, ou seja foi para 0,3 cm e o rastilho ainda está dentro da faixa normal de espessura. Se o cavalete fosse demasiado fino para ser cortado a partir do topo, eu poderia ter sido capaz de removê-lo e cortar por baixo. Como você pode ver na primeira foto acima, a escolha foi óbvia por causa da localização dos furos para os nós de cordas. Claro que, se o cavalete era alta o suficiente para começar, então tudo que eu precisei fazer foi imaginar como seria para cortá-lo menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário