quinta-feira, 28 de julho de 2011

Capotraste sempre

O capo onipresente!

Por gerações, foi o acessório mais útil para tocadores de violão e outros instrumentos com trastes.

Simplesmente um dispositivo para pressionar todas as cordas para baixo contra o braço rente ao fret para elevar a afinação do instrumento, o capo vem em uma variedade de estilos de puro e simples a elegante e sofisticado.

Na sua forma simples, o capotraste é apenas uma barra preenchido com uma cinta elástica para aplicar a tensão:


Este tipo de capo tem sido o mais usado simples e barato por muitas décadas. Se você está propenso a perder as coisas, ou apenas começando a tocar violão, é uma escolha lógica.

Este tipo de mola tem uma grande mola:


Como o grampo de mola, esta com capo alavanca pode ser usada com uma mão:


Existem dezenas de estilos capo outros no mercado agora, mas eu não vou tentar enumerar todos eles. Capo escolha é uma questão de gosto pessoal, e a maioria deles vai funcionar muito bem, se você usá-lo corretamente.

Em uso, o capo deve sentar-se diretamente atrás do fret, como perto do fret possível:


O ideal é que a pressão de baixo deve ser apenas o suficiente para segurar as cordas contra o traste, sem zumbido ou barulho. Dessa forma, o capo não vai pressionar as cordas com tanta força que elas esticam muito e ficando fora de sintonia.

Qualquer capo é obrigado a afetar entonação porque as cordas são esticadas como eles são pressionados para o traste. A capo colocado caminho de volta para trás o traste vai esticar a corda mais de um colocado perto do traste. Coloque o capo em cima do traste, e você vai evitar esticar a corda, mas você vai perder o brilho e a clareza tonal.

Capos mais modernas estão disponíveis em diferentes "formas" para acomodar diferentes escalas. Capotraste de barra curta para caber no pescoço estreito de banjos e bandolins. Capos barra curvas são necessárias para a arredondados escalas de violão cordas de aço (folk e guitarra), e capos barra chata são os melhores para o braço de escalas de violão clássico.

Mesmo capo o mais exótico é um acessório relativamente barato, por isso muitos guitarristas e violonistas compram e experimentam vários estilos diferentes para encontrar o que funciona melhor para eles.

O capo (apelidado de "trapaceiro) tem algo de um mau raputação como uma muleta para a má técnica. Sim, é verdade, mas jazz e outros estilos de músicas requer técnicas sofisticadas, e os jogadores experientes desses estilos não utilizam capos. Mas existem muitos estilos de jogo que exigem o uso de cordas soltas, e para jogar em várias chaves, um capo é necessário, não importa quão habilidoso o músico.

Agora apresento uma pequena galeria de capos vintage, algumas recentes, alguns bastante antigos. Alguns dos capos mais recentes podem ainda estar em produção, algumas foram descontinuadas. Estas fotos são apenas uma pequena amostra da variedade incrível de estilos capo que estão ou estiveram disponíveis.

Capotrastes mais antigos

Alguns destes ainda podem estar disponíveis. . .

Um grampo:


Em um determinado momento, capos tipo parafuso sempre estiveram disponíveis.

Aqui está outro capo da mola e alavanca:


A capo rolo primavera ou carretel:


Você pode montar um presente, e simplesmente rolá-la até o pescoço para a posição fret apropriado. A única dificuldade é que você precisa das duas mãos para instalá-lo, e mesmo assim você tem que ter cuidado, porque as molas são fortes e há um monte de peças de metal afiado-ish que podem arranhar acabamentos.

A capo barra curta apartamento em banjo:


Aqui está um único:


Ver aqueles pequenos metal "dedos" que ficam debaixo do bar? Você deslize o capo do fingerboard até as pontas dos dedos pouco tocou o traste, em seguida, aperte a braçadeira. Se você olhar atentamente para a placa de pressão resistente na barra, você verá que é um "U-channel". A borda frontal do bloco de terra seria diretamente no meio do fret para segurar as cordas perfeitamente ao traste com absolutamente nenhuma alongamento das cordas, e nenhuma mudança na entonação. A coisa realmente funcionou muito bem. Mantê-lo alinhado ao mesmo tempo enroscando-lo apertado exigiu um pouco de destreza.

Como sobre uma catraca?


Capotrastes muito antigos

É fácil o suficiente para uma cicatriz braço da guitarra, se você não for cuidadoso como você instalar o seu capo, mas alguns desses companheiros pode fazer o trabalho ainda mais perigoso:

Parece familiar?


Parece que o "U-Clamp" capo fica reinventada a cada poucos anos.

Assim como o C-Clamp:


Ao longo dos anos, Elton fez uma grande variedade de capos. Aqui está um que você não vê muitas vezes:


Graças a Deus, estes não estão sendo vendidos mais:


De fato, a da direita é "estoque antigo novo" e tem o seu preço original etiqueta loja ainda sobre ele. Um braço da guitarra salvos, se você me perguntar.

Este é um verdadeiro clássico:


É a "Lightning" capo. Você encontrará estes em muitos casos velha guitarra.

Aqui está uma fera realmente feio:


Eu vi ele listado como "Cro-Bar" capo em um catálogo de acessórios de idade. Parece tão amigável como um pé de cabra, não é?

Uma versão anterior de bronze elenco do Lightning, patenteado 02 de maio de 1889:


Apenas a visão de um presente me assusta:


Eu não sei o que foi chamado, mas eu suspeito que é escrito "problemas".

Ah, mas olha para este pequeno companheiro:


A partir do topo não é tão inofensivo, mas cuidado!

Não há literalmente nenhuma maneira de usar esse capo sem danos:


E foi um modelo muito popular, se o número de instrumentos antigos com mola profunda faixas abaixo do pescoço é um indicador. Elton foi um dos fabricantes mais prolíficos e bem sucedidos de peças e acessórios para equipamentos.

E, aqui está, um capo que é ainda mais perigoso do que Elton pouco:


É realmente muito antigo!

Um comentário:

  1. Olá, achei muito interessante sua obra sobre esse item que tanto tem atravessado gerações. Eu tenho um capotraste antigo feito de bronze, e tem uma sigla que não identifiquei. Só sei dá sua origem que é Argentina e gostaria de saber mais a respeito! Terias como me auxiliar numa pesquisa mais concreta? Desde já agradeço pela atenção. Ass: Felipe de Lima.

    ResponderExcluir