sábado, 15 de março de 2014

Por que nós temos unhas?

Artigo de beleza para as mulheres, palheta de violão ou guitarra para os músicos e para alguns até mesmo uma arma. Todas estas utilidades, no entanto, não são a razão pela qual os seres humanos possuem as coberturas ricas em queratina na ponta de nossos dedos. “Nós temos unhas porque somos primatas”, disse John Hawks, antropólogo biológico na Universidade de Wisconsin-Madison.


As unhas são uma das características que distinguem os primatas, incluindo seres humanos, de outros mamíferos. Essencialmente, nossas unhas são formas achatadas de garras. “A maioria dos mamíferos têm garras. Eles as utilizam para agarrar, escalar, arranhar e cavar buracos”, concluiu Hawks.

Os cientistas suspeitam que os primatas perderam suas garras para ajudar na locomoção. Enquanto o fato de possuir garras teria fornecido uma excelente aderência, possuída por outros mamíferos, elas teriam sido um incômodo para quando nossos antepassados tentassem agarrar alguma coisa.

Cerca de 2,5 milhões de anos atrás, evidências fósseis sugerem que os primeiros seres humanos utilizavam ferramentas de pedra. Neste mesmo tempo, nossos ancestrais também começaram a desenvolver dedos mais amplos. Se as unhas são uma adaptação para ajudar a apoiar os dedos mais largos, ou é um efeito colateral da perda de garras, ainda não está claro, segundo Hawks.

Outra utilidade para as unhas: Elas servem como uma ‘propaganda visual’ da saúde de uma pessoa. Por exemplo, a desnutrição pode alterar a coloração das unhas, enquanto pequenos buracos pode sinalizar psoríase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário