segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Conversão violão de destro para canhoto

Como transformar um violão de destro para canhotos

Aqui está uma bom violão Gurian vintage, um instrumento de destro padrão entregou cujo dono é um músico canhoto. A tarefa em questão é converter o instrumento para canhoto, o que, aliás, não apresenta dificuldades estruturais ou tonal na maioria dos casos. Vou ter que fazer um nut novo para acomodar o encordoamento invertido; eu vou ter que inverter o ângulo de compensação do rastilho para atingir boa entonação até o headstock.

Se este fosse um violão clássico, sem ângulo de compensação de rastilho, a conversão seria quase trivial. Na verdade, muitos violões clássicos têm ampla slots (ranhura) suficientes em suas pestanas (nut) para permitir inverter e amarrar as cordas sem nenhuma modificação. Um bandolim ou guitarra jazz archtop exigiria uma ponte lefty e novas compensações. Um banjo de quatro cordas precisa de apenas uma pestana nova, porque a sua ponte pode ser revertida, enquanto um banjo de cinco cordas não podem ser convertidos em tudo, por razões óbvias.

Este artigo é uma ilustração do processo de conversão em geral. 


Felizmente, este violão foi feita sem um escudo, ele não vai ficar diferente na inversão para a posição de canhoto.


Gostaria de começar fazendo uma réplica do rastilho original em pau-rosa para combinar com o material da ponte.


É quadrado por cima, mas caso contrário é a mesma forma e tamanho que o rastilho, por isso vai preencher o slot completamente.


Preso no local, com cola quente para esconder uma rígida de montagem, e vou ter que deixar da noite para o dia até estar seco.


No dia seguinte, eu posso cortar a área preenchida com um cinzel...


E passar a lixa.


Agora, a ponte é sólida, como se tivesse sido feita sem qualquer slot para o rastilho em tudo.


Como eu marcar a remuneração correta, eu aviso que a compensação original fora por quase uma polegada em direção à oitava fingerboard. Isso significava que o violão tocado acentuada até o pescoço com certeza!


Configuração minha ponte sela moinho de roteamento, sou capaz de cortar uma abertura muito precisas para o novo rastilho.


Uma vez que as cordas estão a ser revertida em sua posição, eu preciso ampliar as vagas para as cordas graves para se adequar. As cordas finas vão se sentar em buracos um pouco maiores do que eles precisam, mas não há nenhum mal nisso.


Salto em frente, aqui está como a ponte com o rastilho e parece tudo pronto.


Um toque rápido afrouxa a pestana (nut).


Os elevadores de idade direita para fora, e faz um bom modelo de referência para mim como eu fazer uma nova pestana de osso em branco para o ajuste.


Excesso de velocidade em frente até o final de novo, eu estou definindo a ação final na pestana.


Um dos mais importantes "cosméticas" questões é fato de que não há marcadores lado posição sobre a margem esquerda do fingerboard (braço), assim que eu marco a posição correspondente ao fret.


A 16/01 drill fornece apenas os furos no tamanho certo para pontos brancos para combinar com o lado direito.


Os pontos brancos são realmente pedaços de haste de plástico de 16/01 diâmetro, que eu colo no lugar.


Então, com cuidado corte os pontos, evitando danos ao acabamento de borda, vou cortá-los como o nível que eu puder.


O nivelamento final é uma questão de folha de lixa de papel com 1200 grit impermeável.


Então, uma rápida viagem para o buffer, e eu tenho um bom conjunto de pontos que parecem ter sido ali o tempo todo, exatamente como as originais. A conversão foi concluída.


E se tivesse havido um original pickguard (escudo)? Bem, aqui está a solução clássica para esse problema. . .

Um comentário: