terça-feira, 2 de agosto de 2011
Tipos de afinação
Bom, existem inúmeras afinações, vou dar um toque aqui das mais comuns no Blues, e que costumo usar.
Open D - D A D F# A D - te dá um acorde de D maior, no desenho do conhecido E. É a mesma coisa de Open E (E G E G# B E), só que 1 tom abaixo. No caso de acústico é legal, porque ao invés de puxar a corda e aumentar a tensão, solta-se a corda diminuindo a tensão. Se precisar de E aberto, coloque um capo na segunda casa. Tudo isso também interfere no timbre. Se preferir Open E no violão, eu e 98% das pessoas que tocam slide no mundo aconselhamos a usar cordas mais leves. Pense em intervalos, neste caso I V I III V I.. um lance legal dela é ter 3 tônicas, uma delas a primeira corda que possibilita fazer umas coisas bem legais sem muito movimento de mão (opa...).
Open G - D G D G B D - os mesmos intervalos (V I V I III V) de Open A (E A E A C# E), mas um tom abaixo. Tudo aberto, é a mesma coisa que tocar um G aberto (novidade...) naquele conhecido desenho de A maior com a tônica na quinta corda. O legal dela é a sexta corda como quinto grau, muito útil em muitos Country Blues em que seja interessante ter um quinto grau mais grave que a tônica,.
Open C - C G C G C E - nesta, o terceiro grau ficou pra primeira corda (I V I V I III). Grande afinação aberta, algumas velharias foram gravadas nela, tem uma "voz" bem Blues também. Eu ainda me confundo bastante nela, por ser a que menos uso.
DDD - Double Dropped D - nesta, pegue a tradicional e abaixe os dois E's pra D. Pronto! Uma boa combinação onde vc pode ter características de Open G nas 4 primeiras cordas, Open D nas 3 graves, além de continuar sem alterar os desenhos dos acordes que usam as quatro cordas do meio. Grande afinação também, gostaria de usá-la mais do que uso...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário