terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Como transportar o violão


OK, você tem um Case Hardshell bom.

Você tem um case rígido, não é? Se você quer viajar e não tem um case rígido, então, vamos fazer um!?

Agora que estamos fora do caminho, vamos falar sobre a viagem com seu instrumento. Porque violões são tão populares, vou usar "violões" para dizer "instrumento" no sentido genérico.

Falamos sobre os perigos de umidade e calor, mas se há uma frase que ataca o terror nos corações dos músicos, ele é  a "manipulação de bagagem aérea ou transporte do instrumento."  Com razão, porque esses caras estão sob muita pressão para obter a bagagem rapidamente, e eles tendem a atirar malas e cases de violão com abandono aparente. Eles realmente estão apenas fazendo seu trabalho, e na maioria das vezes os solavancos e arranhões são realmente apenas o um desgaste normal e comum, mas...

Não há nada como a visão de seu instrumento sendo lançado direto para o asfalto do alto de um avião!

Tenha em mente que a grande maioria dos instrumentos de tempo e de bagagem vem através da jornada sem um arranhão. Uma vez, vi um violoncelo vestido apenas com uma sacola de lona (uma bag simples) frágil veio quicando pela calha bagagens no carrossel. Seu proprietário alegou que, abriu a bolsa, olhou-o e tocou algumas notas para provar que estava em boa forma. Eu poderia ter previsto o desastre iminente, sobre como o envio de um ovo de avestruz, sem embalagem.

A verdadeira questão é se proteger o seu violão a partir do trauma de ser uma das vítimas. Eu acho que é prudente considerar a verificação de um instrumento através do sistema de bagagem a ser basicamente o mesmo que enviá-lo por Sedex ou uma Transportadora.

Uma vez eu vi um violão que tinha sido espetado pelos dentes de uma empilhadeira. Eu realmente não acho que é razoável para tentar se proteger contra esse tipo de acidente. O perigo real é do tipo de queda normal que leva de bagagem quando fica abandonado. Nesse tipo de queda, o case não pode ser danificado, mas o violão dentro pode realmente começar ca soltar as hastes internas causando ruído ao tocar.

Não há muita coisa que você pode fazer para proteger a seu instrumento se a case fica esmagado, mas essa circunstância também é muito raro. O que não raro é uma queda em apartamento que o pescoço quebra logo atrás do nut. O case atinge o chão com uma pancada, e o nut que encaixar o pescoço tem uma lesão "whiplash" clássico. O sentido das fibras do pescoço geralmente é bastante desfavorável para tal impacto, e os sintonizadores (tarraxas) de acrescentar um monte de massa. A inércia da mão do violão pode quebrar o pescoço em qualquer uma queda  tanto para frente quanto para trás.

A propósito, o super pesado "cases de vôo"  podem dar grande proteção, mas não a partir do golpe de inércia que estou discutindo aqui. Se eu tivesse um desses cases, eu vou embalar o a mão do violão da mesma forma que estou descrevendo.

Durante anos, eu já embalei violões com pouco ou nenhum suporte adicional para o corpo, concentrando todo o meu esforço na embalagem do headstock para evitar o que chamamos de "empresa aérea quebrar."

Espero que seja óbvio que as minhas instruções da embalagem também se aplicam aos violoes de transporte através de uma transportadora comum.

Agora, vamos viajar:

Primeiro, eu gosto de soltar a tensão das cordas:


Eu não acho que seja necessariamente uma boa idéia para liberar toda a tensão em um violão de aço. Deixando alguma tensão apoiará o headstock um pouco em uma queda para trás, mas também irá manter os pinos de ponte no lugar. Para violõe cordas de aço eu  vou desafinar as cordas, mas não completamente. Eu deixo um violão afinado até porque a tensão não é tão grande.

Se seu instrumento tem um captador e amplificador instalado, retire a bateria e envolvê-lo dentro do bolso de cordas do case. Se ele fica solto, uma bateria pode fazer um monte de danos voando dentro de um corpo violão.

Guitarras Archtop , bandolins e instrumentos com pontes móveis devem ter as pontes, cobre tailpiece e quaisquer outras partes que podem se soltar removido, envolvido de forma segura e arrumadas no compartimento de cordas do case. Lembre-se que esses caras pouco vai se soltar se eles podem causar cicatrizes do inferno fora de seu instrumento!

Se as cordas estão diretamente sobre a face do instrumento após a remoção da ponte, então eu vou envolver as cordas em uma toalha de papel para evitar arranhões.

Em seguida, um grande maço de jornal sob o headstock:


Isso é papel suficiente para segurar no alto o headstock no case.

Quando se trata de bola o jornal, descobri que é melhor usar cerca de 3 folhas de cada vez ao invés de apenas uma. O resultado é maior força para a embalagem.

Então, um semelhante recheio em cima do headstock:


Quanto recheio?

O suficiente por isso é muito difícil fechar o case, com o headstock suspenso, igualmente apoiado na parte superior e inferior.

Estou fazendo de tudo para fechar este case:


A idéia é evitar que o headstock se movimente, mesmo um pouquinho quando o case bater.

Tempo para mais algumas anedotas:

Anos atrás eu tinha um cliente que deixou o seu estojo de violão em pé sobre a sua extremidade inferior com o pescoço esticado para cima no ar. Assim como eu avisei ele, o case caiu flat em frente em sua face. Quando ele abriu a tampa, o headstock tinha quebrado! Este foi um bom exemplo de como simples queda pode causar grandes danos. Uma queda no chão acarpetado não causou danos ao case, é claro, mas um golpe enorme para a mão do violão.

Depois de ouvir a minha descrição de como proteger o headstock, um companheiro embalando o seu  violão com uma cunha de luz de espuma de poliuretano na parte superior e inferior. O headstock foi quebrado durante o manuseio pelas companhias aéreas. Claramente, a espuma não era rígida o suficiente para evitar um ligeiro movimento quando o case atingiu o deck.

Plástico bolha é OK, mas você tem que ter certeza que você use o suficiente para manter a inércia de idade em cheque:


Novamente, neste case, será difícil para fechar!

Quanto ao corpo, eu não faço nada a não ser se certificar de que não chocalho ao redor. Eu nunca vi inércia ferir o corpo sem cair o case. Oh, sim, e remover o pino final (roldana), se puder, especialmente se ela é pressionada contra o case. Muitos cases são aliviados nessa área e acolchoada para evitar a condução do pino terminal para dentro do corpo. Naturalmente, não faz mal colocar algumas estofamento macio resistente ao redor do corpo em qualquer lugar você pode, mas geralmente eu não acho necessário.

Aqui está uma importante advertência:

Muitos instrumentos finos são acabados com o verniz polonês, francês ou laca nitrocelulose. Particularmente quando o acabamento é relativamente novo, ele pode reagir com materiais de embalagem, forro case, tiras, fitas, etc Quando a embalagem até que você pode querer proteger o acabamento do que parece ser material de embalagem inocente resiliente.

Triturou o jornal tem cantos que a imprensa em acabamento e plástico bolha tem bolhas que a imprensa de forma desigual, assim você pode quebrar o headstock em papel comum para equalizar a pressão e manter volátil plásticos longe de um final delicado.

A propósito, eu nunca vi (mas eu ouvi de) danos acabamentos antigos de plástico bolha e jornal. Tenho, no entanto, os lotes visto de novos instrumentos que foram enviados a partir de seus criadores um pouco logo após o acabamento foi aplicado. Estas muitas vezes se marcas profundas na imprensa o acabamento do revestimento não curado case e / ou material de embalagem.

Todo mundo sabe o que é uma caixa de violão parece, certo? Se você quer a proteção verdadeiramente grande, você tem que ter uma caixa especial. Você pode ser capaz de obter uma caixa de transporte de violão na loja de instrumenstos. Ou se não, você pode tentar modificar uma caixa de bicicleta.

Tudo que você faz é selar o seu case hardshell embalado em caixa com toda uma carga de até wadded jornal como recheio. Dessa forma, quando a caixa atinge o pavimento vai saltar uma queda, pouco ou não manter o golpe de ser afiado o suficiente para criar o tipo de dano que eu estive falando. Essa é a nossa forma  que eles embarcam em navios e essa é a maneira que todos eles chegam na nossa loja, embalados em caixas de papelão destes.

Que acaba por ser muito fácil levar seu violão em caixa-se através do aeroporto. Você pode carregá-lo apenas como uma mala de viagem, se você simplesmente tem uma alça:

Lay a caixa em sua borda e buscá-lo para encontrar o ponto de equilíbrio. Nunca é no meio. Em seguida, sacar sua faca de bolso e cortar um buraco em forma de C como este:


Dobre a aba e você tem uma alça razoável que não comprometa a integridade da sua caixa:


Estou stylin ou o quê? Embalado e pronto para voar:

Sério, eu nunca ouvi falar de um violão feridos pelo sistema de bagagem quando foi embalado dessa maneira. Custo total da embalagem é quase nada, e é apenas um pouco de trabalho mais do que ir com um estojo de violão nu.

Que tal uma outra história das companhias aéreas:

Muitos anos atrás um amigo músico profissional estava viajando para Porto Alegre. Antes do vôo de volta, ele desafinou seu violão como de costume antes de verificar isso através como bagagem. Quando ele abriu o case após o vôo, ela descobriu o violão foi afinado de volta. Outra ilustração de como violões são tentadores...

Aqui está o que posso fazer para as travas na minha bagagem, e as travas de um estojo de violão se eu tiver que enviá-lo através de como bagagem:


A fita adesiva é seguro barato. Encontrei um amigo no carrossel de bagagens, assim como todas as suas roupas desceu da esteira após as travas foram arrancadas sua mala. A companhia aérea declarou que era "desgaste normal", porque a mala era velho. Meu case é velho violão...

Bem, isso é tudo o que posso pensar para dizer sobre a embalagem para o transporte ou viagem.

Aqui vai uma observação sobre a longevidade do case.


A tampa da caixa irá prolongar a vida do seu case muitas vezes. A tampa do case mais simples irá proteger as bordas de um case padrão de madeira (como a citada acima) de desgaste. Quando o tecido scuffs fora das bordas, o case desmorona. Obter uma cobertura case Cordura como este e seu case vai durar quase para sempre:


Falando de cobre case, este não é tanto para proteção mecânica, mas tem um monte de resistência ao calor. É um case do Clima, e é feito desse material reflexivo espaço cobertor:


Não fique com a idéia de que irá eliminar os danos sejam armazenados em um carro quente estacionado. Ele vai te dar um monte de proteção, mas, eventualmente, a temperatura interior vai subir, por isso esteja atento. Eu sei que o fabricante afirma mais do que isso, mas estou muito nervoso com a coisa de calor. Tanto quanto eu sei, estas tampas oferecer a melhor proteção de calor, especialmente quando comprimidos acima da direita sobre a alça de case.

Nenhum comentário:

Postar um comentário