sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Fazendo um rastilho novo

Aumentar a ação no rastilho é apenas o inverso de baixá-lo, porém requer um pouco mais de juízo e esforço. Se o rastilho só precisa ser um pouco maior, pode ser razoável colocar um calço pequeno embaixo para levantá-lo.

Mesmo que um calço não seja integral para o rastilho ou mesmo feito do mesmo material, é pouco provável que tenha um efeito adverso sobre tom. (Na minha opinião, claro.) Se você olhar para a forma como as cordas passam no rastilho você notará que há um elevado impulso para frente. Assim, a peça faz contato positivo e forte com os lados da ranhura na qual ele repousa.

Calços freqüentemente têm um efeito adverso sobre a integridade estrutural, no entanto. O maior rastilho, obviamente, têm uma maior "peso" de carga sobre ele, como resultado da tensão das cordas. Um calços de espessura embaixo vai reduzir profundidade efetiva do slot do rastilho, e sua capacidade de reter ela na posição vertical.

Na maioria das vezes, prefiro não levantar o rastilho, mas sim substituí-lo. Dessa forma, estou certo de sua força. Neste pequeno artigo, vou descrever um método para fazer uma sela nova, sem ferramentas especializadas, como um lembrete de que é um trabalho na linha "faça você mesmo" o possível.

A maioria dos violões folk modernos têm seus rastilhos mantido preso em um slot. O rastilho pode ser removida simplesmente levantando-a, e, a menos que há um elemento captador nele ou por baixo, a sela pode ser substituído por simplesmente furar um novo, depois de formar-lo para caber ordenadamente. (Um sensor captador piezo sob a sela pode exigir que você sabe algo sobre a instalação pickup, e eu não vou fazer a cobertura que neste artigo.)

Velhos Martins, e alguns relançamentos estilo vintage, muitas vezes têm seus rastilhos colados no local em um slot que corta em ambas as extremidades. Estes não são fáceis de substituir, e é melhor deixar para um luthier experiente.

Aqui está o assunto, um Martin D-18:


Ação desse violão é um pouco baixo demais com no rastilho existentes, por isso vou fazer um novo para aumentar a ação.

Aqui está a sela removida a partir da ponte, juntamente com um novo osso "em branco", que é consideravelmente de tamanho grande em todas as três dimensões:


Osso é o mais universalmente acordados material natural, sendo dura, densa, e econômica.

Primeiro, eu vou marcar o espaço em branco para cortar o excesso de comprimento, deixando-a um pouco mais do que o meu original:


Um bom e velho serrote faz um osso corte fino trabalho:


Mesma coisa para a altura. Eu vou marcar a sela em branco para cortar o excesso, deixando mais altura do que eu preciso


A idéia é reduzir o esforço em desbaste em branco para se encaixar no slot do rastilho. O branco não é realmente em linha reta e plana, por isso vou esfregá-lo em um pedaço de lixa 150 Tenho cortada para uma placa de mármore de idade de corte:


A topo plano contador funciona tão bem como uma superfície de lixamento. Na verdade, é incrível o quão rápido e fácil é a forma de osso, esfregando-o sobre a lixa. Observe na foto acima, eu estou me segurando em branco com os dedos o maior número possível. A idéia é manter a pressão distribuída uniformemente para evitar a flexão ou distorcer o rastilho na lixa.

Assim que eu tiver em branco achatado, eu começo a julgamento montagem na ranhura do rastilho. Vire o rastilho sobre a lixa do lado oposto, repetindo o ajuste mais e mais, eu conseguir ter o tamanho ideal para caber perfeitamente no slot.

É importante para mim tentar ambas as extremidades do rastilho no slot, e tentar os confins do branco em ambas as extremidades do slot de sela. É sempre possível para o slot sela a ser um pouco irregular, e dada a escolha, eu gostaria que meu rastilho se encaixasse bem ao longo de toda a sua extensão:


Uma vez que recebo o espaço em branco para se encaixar no slot, eu vou começar a moldá-lo. As extremidades do slot são geralmente arredondadas, pois o slot foi feita por um cortador rotativo. Agora, parece lógico que eu gostaria de fazer as extremidades se encaixam perfeitamente, mas acaba por não ser tudo o que for necessário. Se o meu rastilho tem uma extremidades arredondadas e é o comprimento certo, vai se encaixar tão bem no slot que quaisquer aberturas pequenas nas extremidades desaparecerá.

Por "limpar" o rastilho e para trás contra a superfície plana de lixamento, posso formar as extremidades arredondadas:


Enquanto ele olha melhor para ter a extremidades arredondadas exatamente correspondente a curva das extremidades arredondadas do slot do rastilho, isso é realmente apenas uma questão de cosméticos. Um pequeno espaço um fim a da sela não faz mal nem para a estrutura ou para o tom.

Depois de algumas tentativas, eu recebo a duração apenas de direito, e o rastilho vai pressionar para baixo no slot:


Idealmente, ele se encaixa apertado o suficiente para que eu preciso de um par de alicates para tirá-la, mas só solta o suficiente para que eu possa empurrá-lo para baixo com a mão. Eu não iria dirigi-lo com um martelo, por medo de dividir a ponte! (Se eu ficar em branco muito fino por acidente, eu vou começar de novo.)

Agora que ele se encaixa no slot, eu vou marcar o fim de agudos do fundo, então não vai ter as pontas invertida como eu continuar com o restante do trabalho:


Com a sela na posição, eu vou marcar a altura aproximada que eu gostaria:


Eu poderia medi-lo. por exemplo, se a ação medido 0,3 mm muito baixo no frets 12, eu quero a minha sela novo a ser de 0,2 mm maior que o original. Eu poderia segurar o rastilho antigo e o novo juntos, e simplesmente traçar a curva do topo. Aqui, estou marcando-o mais ou menos, porque este violão já teve a sua reposição no pescoço, e o rastilho precisa subir um pouco. Eu vou fazer um alto e depois abaixá-lo para obter a ação que eu quero.

Eu simplesmente esfrega a sela longitudinalmente sobre a lixa plana até eu acertar a minha linha de lápis:


A parte superior precisa ser arredondado onde as cordas se  dirijam, por isso vou atacar algumas "marcas testemunha" com um lápis, para que eu possa julgar o meu progresso na formação que:


Aqui é o melhor truque. Eu prendo o rastilho em um ângulo de 45 graus como uso a lixa de duas facetas pouco ao longo da borda superior:


Aqui está:


Duas facetas 45 graus, com uma largura igual de espaço plano ainda permanecem ao longo do centro da borda superior.

Basta lixar com lixa alguns flexíveis 220, apoiado apenas com meus dedos, me dá um bom top arredondados:


Posso julgar o topo do rastilho mais facilmente se eu vou segurá-lo até a borda inferior de uma régua de aço fina:


A sombra embaixo revela o contorno superior do rastilho está muito bem.

Bem, meu rastilho novo foi feito. Se eu quiser uma aparência realmente afiado, eu poderia deixá-lo brilhante a um alto brilho, embora a lixa 220 dá uma boa mão semigloss esfregou olhar.

Com o rastilho novo no lugar que é fácil para mim para medir a ação de maneira habitual no 12 º traste, para julgar o quanto eu preciso para remover do fundo dele para obter a ação que eu quero. Eu também posso reformular a parte de cima para baixo algumas cordas seletivamente:


Em outras palavras, a partir daqui, é tudo apenas uma questão de configuração!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, José Fernandes.

      Se regula as oitavas pelo ângulo do rastilho.

      Trabalho que deve sempre ser feito por um Luthier.

      Abraço.

      Excluir