terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Lauren Folk LA125 convertido para canhoto








11 comentários:

  1. Aee Diego, como foi este processo de conversão?

    ResponderExcluir
  2. Exatamente. Inverti as cordas e compensei os slots do nut e deixei o rastilho linear ou seja todas as cordas na mesma altura, mas sem trastejar e perder a afinação nas oitavas.

    ResponderExcluir
  3. Diego, show de bola teu blog!
    Eu sou canhoto tb e tava afim de comprar esse La125, porém tenho nenhuma experiência em adaptar rastilho e nut. Voce utilizou o mesmo nut e rastilho que vieram no violão?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Marius. Sim o nut e o rastilho é o mesmo que veio com o violão que é de qualidade muito boa feita de uma resina muito resistente.

      O nut você praticamente não precisa mexer ou compensar. A própria pressão das cordas se encarregará disso.

      Já o rastilho tem uma leve angulação algo assim: ele é mais alto nas cordas graves e mais baixo nas cordas agudas, quando se inverte as cordas isso fica ao contrario para o canhoto.

      Para resolver isso eu deixei ele plano usando uma lixa grossa retirar o excesso e nivelá-lo e uma lixa 400 para finalizar.

      Porém, o Lauren tem algo peculiar o rastilho é colado no cavalete se você passar do ponto e estragar a peça somente um lutiher para dar jeito.

      Se você não tiver intimidade com lixa e algum conhecimento de lutiheria. Eu recomendo que apenas inverta as cordas e toque assim mesmo e pronto.

      Lauren é um ótimo violão com ótimos graves médios e agudos, ou seja um folk completo.

      Excluir
  4. Esse violao dá pra inverter as cordas normalmente? Sem fazer esse processo de conversão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá, mas as cordas vão ficar em um angulo esquisito. Caso o rastilho seja angulado, que é o caso do violão Lauren, elas vão ficar assim \. Mas não tem grandes problemas... Como disse, dá pra tocar. Qualquer dúvida pode perguntar.
      Abraço.

      Excluir
  5. Quanto custaria um processo desse de angulação do rastilho amigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende, o preço varia de luthier para luthier. Moro no interior de SP e na cidade tem dois luthiers, no máximo, e um cobra R$150,00 para ajuste completo em Violão e Guitarra ou Baixo e R$75,00 para ajustar o Rastilho, Nut, ou Tensor de qualquer instrumento. Nunca levei meus instrumentos neles. Sou canhoto e acho que você também é, né? Aprendi a fazer os ajustes vendo vídeos no Youtube. Só precisei de uma lixa fina e uma lixa de unha comum, mas fiz por conta e risco. Se não tiver a oportunidade de levar a um luthier, inverta e toque normalmente. Quase não se percebe a diferença. Uma curiosidade; você já está com o instrumento, inverteu as cordas, já pratica a algum tempo, e como tocava antes?

      Excluir
  6. Então Diego, eu já toco faz uns 4 anos, eu toco violão de duas maneiras, eu posso tocar normalmente num violão canhoto, ou num violão destro apenas invertendo ele, alá Edgar Scandurra do Ira, eu estou querendo comprar um violão bom e barato, e me sugeriram esse Lauren, e por coincidência achei seu blog, eu to de olho nele pra inverter as cordas pra "reaprender" a tocar o violão do jeito que dizem convencional, abraço :)

    ResponderExcluir
  7. Ola amigo vc conseguiu tirar o scudo para colocar outro canhoto??,

    ResponderExcluir